• Matéria: Geografia
  • Autor: Souza1515
  • Perguntado 9 anos atrás

Valendo 99 pontos me ajudem gente ´por favor....

preciso de uma redaçao sobre o rio sao francisco de como preserva lo por outros 500 anos me ajudemmm!!!!!!

Respostas

respondido por: elisaoliveiraaa
2

Tema: O rio São Francisco e como preserva-lo por mais 500 anos.

Velho Chico uma historia onde a arte imita a vida.

A arte imita a vida, assim como na novela, o rio São Francisco é o principal personagem que da todo o alicerce para a construção tanto da vida dos ribeirinhos, quanto da trama que se desenrola na novela escrita por Bruno Luperi. O velho Chico tem uma extensão de 2800 quilômetros e atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. E é considerado um dos rios de maior importância para o Brasil, já que além de dar o sustento da população que vive em seu entorno, é considerado muito mais que um rio, é um fato cultural, assim como o seu irmão africano o velho Nilo.

O velho Chico foi descoberto por Américo Vespúcio em 1501 e foi/é fonte de inspiração para grandes escritores como Guimarães rosa que escreveu sobre o rio em “Grande sertão veredas”. Sobre o rio, o escritor diz: "O São Francisco partiu minha vida em duas partes” e que “sua história tem sido a história do sofrimento de um rio que há mais de quinhentos anos é fonte de vida e riqueza”. Outro nome importante que falou sobre o rio, foi o cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga que na música “Riacho do navio” canta:

“Ah! se eu fosse um peixe

Ao contrário do rio

Nadava contra as águas

E nesse desafio

Saía lá do mar pro

Riacho do Navio

Eu ia direitinho pro

Riacho do Navio”

Em 1522 o rio foi testemunha do nascimento da primeira cidade longe da costa, a cidade de Penedo, atual Alagoas, a colonização do vale do médio rio se deu em duas épocas. Os primeiros estabelecimentos no médio São Francisco iniciaram-se no extremo a jusante. Exploradores de Olinda e de Salvador, em 1549, se aventuraram pelo vale do rio.

Mesmo com tanta importância histórico-cultural hoje, o estado de degradação em que o rio se encontra é um retrato de como o país vem administrando seus recursos naturais. Dentre os principais agentes poluidores do São Francisco destacam-se as ações desordenadas de mineradoras, a erosão do solo, o uso indiscriminado de agrotóxicos. Mas o grande vilão é a região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que polui seu maior afluente, o Rio das Velhas. A estiagem trouxe muitos outros problemas para o rio e em 2014 a principal nascente do São Francisco, localizada em São Roque de Minas, secou. Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, a situação ameaça o nível das barragens da usina hidrelétrica de Três Marias e de usina hidrelétrica de Sobradinho, além de comprometer a biodiversidade e a qualidade da água do rio.

Para preservar por mais 500 anos esta lenda viva da historia do país é necessários ações com conjuntas do governo, que por sua vez deve se incumbir de criação de políticas publicas que visem à preservação e restauro da flora e fauna que ladeia o rio e também deve ser responsável por proteger o rio de empresas e cidades poluidoras. Ações da sociedade civil também se fazem necessário, pois o povo deve cobrar das autoridades ações que favoreçam o Velho Chico, e também devem cuidar deste ancião, evitando poluir e desmatar. As mídias sociais tem importância nesse processo, pois elas têm o poder de pressionar o governo, além de mostrar o povo o que vem acontecendo ao rio.

Texto por: Elisa Oliveira em 14 de maio de 2016 

Perguntas similares