Um professor passa numa sala de aula, a seguinte atividade:
A respeito do livro Vidas Secas, qual a sua posição em relação às criticas que Graciliano Ramos, quando retrata a vida do povo nordestino?
Lembrete: o prazo de entrega é de dois dias.
o aluno nunca leu o livro do autor, não o conhece, o aluno dificilmente conseguirá terminar a leitura em dois dias e fazer a atividade. ele vai pesquisar resumos na internet, ele pode aprender da mesma forma, sem ao menos ter pegado no livro da atividade?
sou grato pela atenção!
Respostas
respondido por:
20
Graciliano Ramos, em Vidas Secas, critica constantemente o governo brasileiro, pois conta a vida sofrida de Fabiano, que não tem onde morar depois que a seca se agrava no nordeste, e vive migrando para outros lugares. Na história, Fabiano é facilmente manipulado por outras pessoas, principalmente pelo Soldado Amarelo, que na visão de Graciliano Ramos representa o governo autoritário da época - contexto do Estado Novo - onde a repressão era muito forte. Em um certo momento, Fabiano joga baralho e acaba perdendo seu dinheiro, e por raiva, acaba ofendendo o soldado amarelo, e como consequência acabou indo para a cadeia. Na cadeia, Fabiano ficou constantemente pensando na vingança do soldado. Algum tempo depois, Fabiano reencontra o soldado no meio do mato, e tem a chance de matá-lo. Daí então, ele não se decide, e acaba por respeitar o soldado, dizendo a seguinte frase "governo e governo", indicando o caminho para o soldado. Enfim, Ramos, em sua obra, passa a valorizar mais a classe excluída do Brasil, representando sua miséria e sofrimento, tudo por culpa do governo.
williamadalberto:
mas, como o aluno vai responder isso, se ele não leu vidas secas? é mais importante que ele leia o livro ou um resumo?
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás