• Matéria: Sociologia
  • Autor: t1alalemarq
  • Perguntado 9 anos atrás

qual é o papel de cada parte do metodo de pesquisa:referencial, conceitos, procedimentos? descreva

Respostas

respondido por: mariii123
0

O estruturalismo nasceu de uma circunstância recorrente nas pesquisas empíricas. É uma tentativa de superação de um problema que aflige grande número de estudiosos no campo social: o da multiplicidade infinita de situações díspares. Em termos objetivos, essa dificuldade se expressa da seguinte forma: quanto maior o rigor no detalhamento da pesquisa, mais os dados e informações coligidos parecem descrever uma situação única, só verificável naquele espaço e naquele momento específicos.

Esta diversidade, esta riqueza de situações, geralmente se revela um transtorno para os que realizamos pesquisas empíricas. É que quando utilizamos o processo indutivo, partindo dos dados particulares (fatos, experiências, enunciados empíricos) e, por meio de uma seqüência de operações cognitivas, procuramos chegar a conceitos mais gerais, indo dos efeitos à causa, das conseqüências ao princípio, da experiência à teoria, isto é, quando procuramos encontrar pontos comuns entre aquela situação e outras que conhecemos, somos compelidos a limitar de tal maneira o número de coincidências comprováveis que terminamos por discorrer sobre o óbvio. Por outro lado, quando optamos por analisar os dados e informações a partir de alguma premissa teórica (processo dedutivo), somos constrangidos a deixar de lado a originalidade e a diversidade das particularidades reveladas pela investigação.

Os caminhos de escape deste dilema não são muitos. A fenomenologia, o pensamento dialético e outras, poucas, fontes epistemológicas oferecem soluções e saídas. A maioria envolve um forte aparato de abstração teórica, de sorte que, ao tentarmos ser fieis à realidade sem perder o rigor científico, nos vemos tolhidos a optar entre um discurso infinito e um enunciado sobre o imaginário.

Perguntas similares