• Matéria: Sociologia
  • Autor: MayMartins23
  • Perguntado 9 anos atrás

IMIGRANTES HAITIANOS SÃO VÍTIMAS DE PRECONCEITO E XENOFOBIA NO PARANÁ.

O Ministério Público do Trabalho está investigando 13 denuncias de agressões físicas e psicológicas a Hitianos em Curitiba motivadas por preconceito e xenofobia - o que é a aversão a estrangeiros. O ministério investiga também se os direitos trabalhistas desses imigrantes estão sendo desrespeitados.

Este ano, chegaram ao Brasil quase 14,5 mil haitianos e 5 mil deles estão no Paraná.

Só em Curitiba são 2,5 mil. Eles trabalham principalmente na construção civil.

Um haitiano ouvido pela reportagem foi em busca de emprego. Conseguiu, mas já quer ir embora porque foi humilhado e agredido por um colega de trabalho: "Eles me chamam de macaco. Eu não fiz nada pra eles e continuam me chamando de macaco. Ele me deu uma banana e me bateu", diz o imigrante que se refere não se identificar.

Por causa dos ferimentos, ficou dez dias afastado. Quando voltou ao trabalho foi demitido, sem nenhuma justificativa. (Adaptado).

PERGUNTA: Com base nos casos acima, faça uma colocação utilizando pelo menos três conceitos das Ciências Sociais, tais como: Cultura, Socialização, diversidade Cultural, alteridade, etnocentrismo, relativismo cultural ou ainda discutir a crítica da Antropologia aos determinismos biológico e geográfico. Não esqueça de mencionar os conceitos utilizados.

Respostas

respondido por: Henrique0400
3
É inadimissível casos como citados na reportagem, acontecer em nosso país, pois somos uma mistura de etnias, e desrespeitar nossos amigos haitianos chega até ser contraditório.<br /> Diferentemente de países como o Japão e Inglaterra, não temos uma cultura baseada no nacionalismo, mas sim de regionalismos, no nordeste não pode faltar o sertanejo, no Rio o samba, no Sul o chimarrão, fora as colônias de imigrantes como os poloneses no Paraná, Alemães no Rio Grande do Sul, diante dessa enorme diversidade cultural, é injusto não agregarmos o haitiano, em nossa cultura, pois, olhar para nós mesmos e achar superiores culturalmente, em relação aos imigrantes por não conseguirem pronunciar bem o nosso português local, ou pelo fato da cor da pele ser diferente, é ter uma otíca rasa, diante do cenário cultural brasileiro.<br /> No tocante sobre as culturas, é infeliz aquele que olha a cultura das grandes mídias, e considera algo superior com relação as do haitianos, pois, estão vindo para o Brasil, em busca de vida nova, em razão do terremoto que devastou aquele país, como nossos avós ou tataravós que partiram de seus locais de origem para terem uma condição melhor no Brasil.<br /> Portanto, é de extrema importância respeitar nossos irmãos lá da américa central, é absorver uma nova cultura, é se tornar um país mais forte, é fazer um país cada vez melhor.<br /><br /><br />Comementa aí se ficou bom! Valeu?<br />

MayMartins23: MUITO BOM !!! Obrigada !! :D
Henrique0400: xD
Perguntas similares