• Matéria: Português
  • Autor: aanaanaa
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o texto com atenção.

Texto 1












1







5









10









15









20

Sair de casa. Vale a pena?



A convivência entre pais e filhos tem momentos complicados. Mas a maioria dos teens não pensa em morar só.



Os adolescentes ainda continuam respondões e com acessos de mau humor, mas pelo menos começaram a entender melhor os pais. A maioria gosta da vida familiar, convive bem com o pai e a mãe e não pretende sair de casa tão cedo. Autonomia e independência? Para quê, se em casa tem a comidinha da mamãe? Os jovens pensam até em morar sozinhos um dia, mas só quando estiverem seguros da decisão. Para a maior parte, não vale a pena sacrificar o conforto pela independência. Uma pesquisa que ouviu 2 425 jovens em seis capitais e no interior de São Paulo aponta que 82% deles têm pouca ou nenhuma vontade de morar longe dos pais. A principal razão é o bom relacionamento dentro de casa. Apenas 7% da garotada se dá mal com o pai e só 3% não se dão bem com a mãe. [...].

A relação entre pais e filhos mudou – e para melhor. Até bem pouco tempo atrás o diálogo entre gerações era muito mais difícil. Educação significava rigidez. Assuntos como a sexualidade passavam longe da mesa de jantar. Os filhos reprimidos dessa época se tornaram os pais desorientados de hoje em dia. Ao mesmo tempo que se aproximaram dos filhos, vivem um dilema. Qual a melhor conduta? Endurecer o jogo, como no passado, e ressuscitar todo o conflito de gerações, ou assumir uma postura liberal e correr o risco de perder as rédeas da situação? A resposta é mais simples do que parece. A maioria dos educadores concorda que os pais devem fazer papel de pais, precisam censurar quando for necessário, não ceder e aguentar firme as provocações. "Não adianta fazer concessões ao jovem. É preciso deixar claro o que se pretende passar para ele", afirma o psicólogo paulista Antonio Carlos Egypto.



(Trecho de matéria da Veja, julho/2003)

A respeito da estrutura textual, considere os comentários apresentados abaixo:


A respeito da estrutura textual, considere os comentários apresentados abaixo:
Podemos afirmar que o tipo textual de “Sair de casa. Vale a pena?” é narrativo, pois conta a história de jovens que estão para sair de casa.
O Texto 1 é de caráter predominantemente objetivo, pois se utiliza da impessoalidade verbal, emprega em sua maioria termos em sentido denotativo e se vale de argumentos de autoridade para persuadir o leitor.
No trecho retirado da matéria da revista Veja, a temática que mantém a coerência textual é a relação entre pais e filhos e, não necessariamente, a saída destes de casa.
Ainda que o escritor não se coloque de forma direta, sua ideologia é perceptível a partir das suas escolhas lexicais, dos dados expostos e dos argumentos utilizados.
As perguntas realizadas no corpo do texto deverão ser respondidas pelos interlocutores, por isso são posteriormente desconsideradas pelo autor da matéria.




São ACEITÁVEIS apenas os comentários que constam nas opções:


a.
I, II e V

b.
I, II e III

c.
II, III, IV e V.

d.
I, III e V

e.
II, III e IV.



Respostas

respondido por: yolanda7
30

ell, lll,elvsao aceptaveis
Perguntas similares