• Matéria: História
  • Autor: sebastinagrego
  • Perguntado 9 anos atrás

Escreva um texto argumentativo a partir do vídeo chamado "A verdadeira história da independência do Brasil", que discute a verdade do momento do chamado "Grito do Ipiranga" ou "Grito da Independência" e da retratação desse momento no quadro de Pedro Américo. Discuta, também, em seu texto, os comentários feitos no vídeo sobre as verdades históricas e o olhar sobre o passado.
Seus comentários devem tomar como base o material teórico estudado nesta Unidade II.

Respostas

respondido por: lahsouzafonse
8
Nessa nova proposta de análise histórica, conhecida como materialismo histórico e dialético, o ponto de partida para se conhecer a realidade (sendo que o passado tem relações diretas e indiretas com o presente) são as relações que os homens mantêm com a natureza e com os outros homens. Seguindo esse raciocínio, não são as idéias que vão provocar as transformações das sociedades, mas sim algo anterior ao desenvolvimento das idéias, que são as condições materiais presentes em determinada sociedade e as relações que os homens estabelecem uns com os outros.Essa nova forma de interpretação da história coloca que o passado deve ser analisado à luz das bases materiais e econômicas presentes em cada sociedade, pois são estas que motivam os homens às batalhas, às guerras, às invenções e tudo mais. O vídeo sugerido ressalta que a imagem de dom Pedro 1º retratada nas grandes pinturas é  falsa. Ele não estaria cercado de homens limpos, vestidos em trajes de gala, nem estaria montado em um cavalo quando deu o grito da Independência. Eles eram homens cansados, sujos de poeira, nada glamourosos. Passaram por uma viagem longa.
Dom Pedro estava montado em um jegue quando declarou a Independência, e não em um cavalo, de acordo com Aquino. Ela ressalta que subir as regiões íngremes de São Paulo com cavalo não era fácil nem usual, então essa versão é a mais improvável. Outro mito é que o príncipe regente estaria às margens do rio Ipiranga na hora da Independência. Ele na verdade sofria de problemas intestinais, como diarreia. A versão mais aceita entre os historiadores é que tenha se refugiado em uma colina para se aliviar, porque provavelmente estava passando mal.
Perguntas similares