3)
No mito da Caverna, Platão indica a existência de dois mundos, um se refere ao interior da caverna e o outro ao exterior. Isto é, Platão quis destacar o dualismo material e espiritual. Sobre o assunto, assinale o que for verdadeiro:
I - Para Platão, a essência das coisas não está necessariamente no que vemos, pois essas, podem ser apenas sombras da realidade.
II - A liberdade verdadeira só será alcançada quando conseguirmos ver além daquilo que pode ser captado pelos nossos sentidos, e usarmos nossa capacidade racional.
III - O filósofo nos indica que podemos nos libertar da caverna onde reinam as trevas e rumar em direção à luz, através da religião.
IV - O que Platão pretende indicar é que devemos nos guiar pela natureza de nossos instintos, que nos guiará em meio às trevas até o mundo onde as ideias reinam e resplandecem.
Alternativas:
a)
Somente III está correta.
b)
Somente I e II estão corretas.
c)
Somente II e III estão corretas.
d)
Somente II está correta.
4)
"(...) devemos a Aristóteles a distinção entre saber teorético e saber prático. O saber teorético é o conhecimento de seres e fatos que existem e agem independentemente de nós e sem nossa intervenção ou interferência. Temos conhecimento teorético da Natureza. O saber prático é o conhecimento daquilo que só existe como consequência de nossa ação e, portanto, depende de nós. A ética é um saber prático. (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2000, p. 438).
Acerca da concepção de ética e virtude em Aristóteles, assinale o que for correto:
I - A virtude consiste no livre escoamento das paixões.
II - Toda virtude é boa quando é controlada no seu excesso e na sua falta.
III – O homem encontra a felicidade na justa-medida, isto é, no equilíbrio.
IV – A inteligência nada tem a ver com a ética, pois a mesma relaciona-se com o caráter, e não com a as situações cotidianas.
Alternativas:
a)
Somente I e II estão corretas.
b)
Somente II e III estão corretas.
c)
Somente III e IV estão corretas.
d)
Somente I, III e IV estão corretas.
5)
"Por meio da revelação aos profetas (Antigo Testamento) e de Jesus Cristo (Novo Testamento), Deus tornou sua vontade e sua lei manifestas aos seres humanos, definindo eternamente o bem e o mal, a virtude e o vício, a felicidade e a infelicidade, a salvação e o castigo. Aos humanos, cabe reconhecer a vontade e a lei de Deus, cumprindo-as obrigatoriamente (...). Estes tornam morais um sentimento, uma intenção, uma conduta ou uma ação." (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2000, p. 441).
Mas, qual a importância da revelação para o cristianismo?
Alternativas:
a)
Ela cria a noção de coletividade no indivíduo, mostrando a importância de que todos se salvem.
b)Pois ela aponta a importância do homem sair da caverna e ir em direção à luz do conhecimento filosófico.
c)Ela mostra a realidade, dá o sentido da vida e gera no indivíduo a noção de dever.
d)A revelação acontece dentro de cada indivíduo, portanto, mostra como os princípios cristãos são criados diariamente por seus fiéis.
Respostas
respondido por:
3
essas são as respostas corretas da AV 2
..1-a;
;2-d;
;3-b;
;4-b;
;5-c
..1-a;
;2-d;
;3-b;
;4-b;
;5-c
Gilita:
Muito bom
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás