(FUVEST) – Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação
a) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.
b) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquito.
c) não procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita.
d) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.
e) procede, pois a doença de Chagas é causada por um vírus transmitido por contato sexual ou por transfusão sangüínea.
Respostas
olÁ
no caso em questão podemos afirmar que a resposta certa é a letra d, qual seja: d) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.
isso porque o texto da questão diz respeito a doença de chagas. nesse sentido, a referida doença é causada por um protozoário que transmite a chagas pelo barbeiro, inseto muito comum em alguns regiões do brasil. assim, não poderá realizar a transfusão.
espero ter ajudado!
A alternativa correta sobre a doença de Chagas é a Letra B (não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquito).
A doença de Chagas é uma infecção causada por um parasita, o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida por um mosquito conhecido como bicho-barbeiro.
A infecção pode ocorrer pelas seguintes vias: oral, vetorial, transplantar, vertical (ou congênita), acidental e transfusional.
A maior preocupação atualmente de via de contaminação é oral, principalmente em regiões como a Região Norte que é uma das mais afetadas.
Logo, a queixa da paciente tem fundamento mas não para um processo, uma vez que a maior probabilidade de contaminação é pela via oral e não transfusional.
Para saber mais sobre a doença de Chagas clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/46975108
Bons estudos!