Aristóteles é considerado o filósofo mais completo da Grécia Antiga. Sua capacidade de síntese e análise dos fenômenos universais deram ao homem ocidental o princípio da seleção do conhecimento e sua integração. Há diversos saberes e objetos de diferentes lógicas que o ser humano é capaz de denominar e selecionar.
Interessado em Botânica e em Política, ele percorreu sobre todos os temas que o conhecimento poderia se desdobrar. Sua “universalidade” lhe dá este título de ser “completo”. Dessa forma, sobre o pensamento de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Isolado em uma vida de ermitão, vagando de um lugar para o outro, Aristóteles se interessou muito pouco sobre o governo e a política de estado. Seu principal interesse foi a natureza. Por isso, ele foi o principal pensador da botânica e pouco contribuiu para as ciências humanas.
Aristóteles considerava que os homens são conduzidos pela natureza. A espécie humana é comandada pelas forças que regem o Universo. Dessa forma, não há como o ser humano interferir no conhecimento; ele é inerente à consciência.
Discípulo de Platão, Aristóteles era um fiel defensor das leis universais. Para ele, não havia conhecimento que fosse possível de se classificar em separado das leis que regiam a vida. Entre uma pedra, uma planta, um ser humano e uma estrela há semelhanças e não diferenças.
Para Aristóteles, cabe ao ser humano dar sentido a todas as coisas que regem o Universo. O saber deve partir do próprio ser humano que desvenda as leis, nem sempre as mesmas em coisas diferentes. Por isso, para Aristóteles, o ser humano está no centro de todas as coisas, pois ele é quem dá sentido a elas.
Mais fiel à perfeição do que Platão, Aristóteles nega a condição de conhecimento do homem pela sua própria vontade. Ele também defende que as Leis Universais são intocadas, pertencendo, exclusivamente, aos elementos sobrenaturais e que nada as resolverá.
vanderleiatomel:
qual a resposta correta
Respostas
respondido por:
12
A contribuição filosófica de Aristóteles deixou um legado de bases empírica na qual favoreceu o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento cientifico.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás