Respostas
A pintura de Caravaggio apresenta uma das questões centrais do Barroco – o questionamento do pensamento religioso e, por consequência, o questionamento da existência – ou não – de Deus. Tomé precisa “ver para crer”, assim como o homem barroco, que já não aceitava mais silenciosamente os preceitos católicos, como o homem medieval.
A dúvida de Tomé, metaforicamente, representa a dúvida do homem renascentista diante das perspectivas do pensamento vigente: na arte barroca, há uma tensão que nasce da tentativa de fundir visões opostas – a perspectiva antropocêntrica, herdada do Renascimento, e a teocêntrica, resgatada pela Contrarreforma, como fica evidente na dúvida demonstrada por São Tomé.
A obra dos principais artistas barrocos busca unir aspectos contraditórios, tais como as luzes e as sombras e o sagrado e o profano, o que se percebe no quadro de Caravaggio.
O resultado final mostra a harmonia dissonante da estética barroca. O momento retratado é sublime: Jesus, ressucitado, surge entre seus apóstolos. O dedo que remexe a ferida, porém, assinala a incredulidade humana, o desejo de se certificar antes de aceitar o que parece impossível.