• Matéria: Português
  • Autor: diego302
  • Perguntado 9 anos atrás

quais as causas e consequências da desigualdade social

Respostas

respondido por: gabiidias123
3
Causas A desigualdade social pode ter diversas origens. Em alguns países, como a Índia, os privilégios direcionados a uma parcela da sociedade são justificados por uma questão político-religiosa que define um sistema de castas, segundo o qual pessoas pertencentes a determinada casta são consideradas naturalmente superiores, enquanto outras são consideradas inferiores, sendo até mesmo excluídas do convívio social. Contudo, este é um caso especial.

  A desigualdade social que existe nos países que vivem sob o sistema capitalista é ocasionada, sobretudo, pela divisão social que existe entre os proprietários dos meios de produção e aqueles que para estes trabalham, permitindo a continuidade do empreendimento e gerando lucro para os proprietários. Este lucro, que garante a renda dos proprietários, é gerado pela mais-valia, isto é, uma parte da produção do trabalho que não é paga aos trabalhadores, indo direto para as mãos dos proprietários do empreendimento. Como existem poucos proprietários que recebem a mais-valia e muitos trabalhadores assalariados que repartem o restante da renda proveniente da produção, forma-se a desigualdade social capitalista, na qual poucos dispõem de muito dinheiro e muitos dispõem de pouco. Essa pequena elite privilegiada, proprietária dos meios de produção, foi chamada de burguesia, e a grande massa de trabalhadores que compõem a mão-de-obra foi chamada de proletariado, sendo que, ao longo dos anos, com a complexificação das relações sociais, outras classes foram surgindo (como a classe dos intelectuais e administradores, os detentores do conhecimento que compõem a classe média e permitem a perpetuação do sistema).

  Na atualidade, afirma-se que as desigualdades sociais vêm se agravando em nível mundial, com maior gravidade nos países periféricos, devido sobretudo à fase neoliberal do sistema capitalista, que diminui a participação do Estado na economia e confere maior poder às empresas privadas, o que vem aumentando o abismo entre ricos e pobres e a formação de um bloco cada vez maior de excluídos dos benefícios sociais.
Perguntas similares