Respostas
As fundamentações, teorias e pesquisas apontam diferenciações entre ALFABETIZAÇÃO e LETRAMENTO. As duas concepções não se dissociam, pelo contrário, são complementares no processo de apropriação da leitura e escrita. Todavia, as nomenclaturas servem como base norteadora entre os estudiosos da educação para sinalizar a amplitude desta ação pedagógica.
Sem muitas delongas, o que difere uma definição da outra é que alfabetizar refere-se ao ato de identificar e decodificar letras, signos e símbolos que são instituídos por uma determinada sociedade. Já o letramento possui características mais abrangentes, em que se correlacionam um conjunto de habilidades e conhecimentos para o uso da linguagem oral e escrita. Sendo assim, o letramento entrelaça a capacidade de interpretações, compreensões de diversos tipos de textos e registros. Significa a contextualização dos signos e códigos aprendidos. É saber utilizar a linguagem como meio de comunicação com o mundo.
Dentro destas concepções, trabalhar conhecimentos e habilidades que possam favorecer o letramento para nossas crianças. Mas é claro que, concomitantemente, os aspectos de alfabetização também vão sendo apropriados, pois a criança começa a compreender códigos/letras que fazem parte do seu dia a dia.
Como trabalhar a alfabetização/letramento com crianças tão pequenas? Através das vivências!
Exemplo com uma banana pode-se ensinar a composição silábica e a referência dos signos "A", "B" e "N"