• Matéria: ENEM
  • Autor: t6anthutzelix
  • Perguntado 9 anos atrás

A visão de Kant sobre o Iluminismo articula-se com sua filosofia moral da seguinte forma: o propósito iluminista é abandonar a menoridade intelectual para se pensar autonomamente. Além disso, pensar por si mesmo não significa a rigor ceder aos impulsos particulares. Portanto, o iluminista não defende uma anarquia de princípios e de ação; trata-se, sim, de elevar a moral ao nível da razão, como uma legisladora universal que decide sobre máximas que se aplicam a todos indistintamente.
BORGES, M. L. et al. Ética. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 (adaptado).
Com base na leitura do texto, é possível afirmar que uma função do Iluminismo como movimento histórico que se relaciona à filosofia moral kantiana é promover a
a) consolidação do individualismo no proceder.
b) influência dos dogmas no comportamento.
c) soberania do entendimento nas atitudes.
d) preponderância da vontade na conduta.
e) relativização da análise dos atos.

Respostas

respondido por: Mazzuia
8
Pergunta mal formulada, no caso do redator do Enem em específico. De antemão afirmo que é a C a resposta correta. Para o estudante basta interpretar o texto, onde fica claro que não se trata da letra A no trecho "pensar por si mesmo não significa ceder aos impulsos particulares". Não se trata da B claramente no trecho "elevar a moral ao nível da razão". E nem se trata da letra E pois o trecho "uma legisladora universal que decide". demonstra não haver relativização.

Fica o estudante então entre as letras C e D que podem induzir ao erro. A vontade nesse caso deve ser interpretada como livre escolha (vontade pessoal) o que é errôneo afirmar, deixando como única correta a C, de que o indivíduo deve ter um livre pensar consonante com os ideais mais elevados e uma soberania de entendimento ao tomar qualquer atitude.
Perguntas similares