Respostas
Resposta:
Faraós: O Faraó era o principal representante na hierarquia do Egito, assim, ficava no topo da "pirâmide da divisão social". Ele se proclamava o representante de Deus (Rá) no Egito, usando o poder político-religioso para seu próprio bem, controlando a população. Ele era ajudado pelo clero, que também fica forte influência sobre o povo egípcio. Após sua morte, eram criados pirâmides para seu túmulo (Obs.: O tamanho da pirâmide representava o tamanho do poder dele, se a pirâmide fosse enorme, representava que ele foi um bom líder, conseguiu criar a "paz e a união com os deuses" - na visão dos egípcios - e criou um império gigantesco. Já uma pequena pirâmide, dizia que ele não tinha um bom controle sobre os deuses e a população ou ele fracassou em fazer o Egito prosperar). Depois de anos, o Vale dos Reis se tornou uma "fenda" para enterrar faraós e criarem túmulos.
Clero e Nobres: O Clero era a representação da religião no Império, seu papel era mostrar e apresentar os deuses para a população, eles (sacerdotes) eram os conselheiros dos faraós. Os Nobres eram famílias com muitas riquezas que tinham auxílio do Faraó. Ambos tinham ampla participação na política do Faraó e também muita influência.
Funcionários reais e Escribas: Os funcionários reais participavam da elite, eles auxiliavam o clero e trabalhavam para o Faraó e sua família, faziam funções básicas, e recebiam recompensas dos nobres por serviços. Os Escribas foram os "escritores" e administrados do Egito, pois tomavam conta da agricultura e produção de produtos, calculavam e podiam ser considerados intelectuais, eles trabalhavam na medicina, matemática, tinham noção de anatomia e sabiam profundamente de ciências e letras.
Guerreiros e Soldados: Eram a força militar do Egito e eram respeitados. Era uma honra fazer parte do exército dos egípcios, pois era muito forte.
Comerciantes, artesãos e camponeses: Era a população, basicamente, serviam o Faraó, o clero, os nobres e criavam a maior parte da escala social. Eles trabalhavam e geravam riquezas.
- Comerciantes: Trabalhavam para o Egito em geral. Alguns produziam seu próprio sustento para venda, já outros, prestavam serviços ao rei (Faraó). Visitavam cidades e outras nações até, para trazer riquezas para os egípcios,
- Artesãos: Eles criavam suas próprias oficinas, porém, tinham que trabalhar para o Faraó. Produziam tudo: de roupas até máquinas de guerra, de instrumentos domésticos até armas - tudo, praticamente. Haviam diversos deles, e os artesãos passavam seus conhecimentos para seus filhos, já alguns, também passavam para seus criados e isso amplio o conhecimento de muitos no Egito.
- Camponeses: Trabalhavam no campo e geravam alimentos para o Egito. A Agricultura era fortemente dominada pelos egípcios, a produção era aumentada em cada momento e isso colocou tal Império como uma grande civilização.Os camponeses eram a maior parte da população.
- Pescadores: O Rio Nilo foi fundamental para o crescimento desta fértil civilização, assim, o Império Egípcio apostou fortemente na pescaria e isso gerou renda e força por parte da população que se sustentava desse modo.
Escravos: Existe muita discussão sobre tal classe, pois eram prisioneiros de guerra, mas muitos eram pagos. Como assim?! - Isso mesmo. As pirâmides não foram construídos por escravos, em geral, mas os trabalhadores eram pagos com pães ou bebidas. E isso criou uma polêmica em torno dessa classe, que ainda está em profundo estudo
Explicação:
^^. legal resumindo
:) history