• Matéria: Química
  • Autor: Leandra2332
  • Perguntado 9 anos atrás

O átomo Q tem 36 nêutrons e é isóbaro do átomo R. Considerando que R2+ é isoeletrônico do átomo Q, qual é o número de nêutrons do átomo R?

Respostas

respondido por: frmilenaf
97

corrigindo a resposta do meu colega, átomos isoeletrônicos são átomos, com o mesmo número de elétrons... acho sacanagem passar as informações erradas... enfim, a resposta é 34

respondido por: marigiorgiani
39

Primeiro vamos nos lembrar que o átomo é constituído por partículas subatômicas, sendo elas o elétron (carga negativa que fica na eletrosfera) e o próton (carga positiva que fica no núcleo). É justamente o número de prótons que é utilizado como número atômico (Z), o número individual do elemento. Há também o nêutron, que é uma partícula de carga neutra.

Quando a quantidade de elétrons e prótons é a mesma, dizemos que o átomo está neutro. Se ele ganha elétron fica carregado negativamente, e se perde elétron fica carregado positivamente. Perceba que é sempre o elétron que faz a mobilidade, o próton permanece intacto no núcleo.

Há, ainda, a massa atômica (A), que é a massa de um átomo de determinado elemento. Uma das maneiras de descobrir o A é somar os prótons (Z) com os nêutrons (n).

Átomos isóbaros têm o mesmo A, isótonos têm o mesmo N, isótopos tem o mesmo Z e isoeletrônicos têm o mesmo e.

Vamos à questão em si:

>> Sobre o átomo Q

n(Q) = 36 = Z(Q) = e(Q)

A(Q) = A(R) = 72

Ele não nos conta quem é R, mas diz que o íon R2+ é isoeletrônico de Q. Assim: e(Q) = e(R2+)

Se Q tem 36 elétrons e R2+ também tem 36 elétrons, significa que o íon (que perdeu dois elétrons) tinha 38 elétrons em seu estado natural (e consequentemente 38 prótons).

Como sabemos que Z + n = A, podemos chegar à resposta final:

38 + n = 72

n = 34

O número de nêutrons do átomo R é 34

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19900257

Anexos:
Perguntas similares