• Matéria: História
  • Autor: ElianeTeofilo
  • Perguntado 9 anos atrás

Embora nos dias atuais a Igreja Católica e o Estado formem dois elementos sem ligação entre si, na Idade Média ambas as instituições misturavam-se e até mesmo sobrepunham-se, construindo e determinando as bases sobre as quais o mundo medieval se constituiria. Ao exercer o poder temporal e espiritual, a Igreja Católica foi o elemento unificador da sociedade medieval".
PEREIRA, Luciene Maria Pires. História Medieval. Maringá: Unicesumar, 2016, p. 49.

Acerca da história do cristianismo e da Igreja Cristã, leia as afirmações que seguem:

I - O cristianismo nasceu no seio de Roma, uma sociedade com uma estrutura social dinâmica e em um momento em que as agitações políticas e sociais não mais faziam parte da realidade do Império e, por essa razão, seu desenvolvimento e aceitação foram facilitados.

II - As teorias que embasavam o cristianismo foram elaboradas tendo em vista um pensamento questionador que abrangia, além das questões religiosas, fatos relativos ao momento político pelo qual a sociedade romana passava.

III - Para o governo imperial, o alcance do cristianismo tornou-se um problema, na medida em que colocava em risco a manutenção da ordem vigente.

IV - A perseguição aos cristãos perdurou até 313 d.C., quando o imperador Constantino assinou o Edito de Milão, também conhecido como Edito da Tolerância.

Estão corretas apenas as alternativas:
ALTERNATIVAS

I.


I e II.


II e III.


I, II e IV.


II, III e IV.

Respostas

respondido por: ferretti
2
Bom dia!

I. O cristianismo já nasce num período conturbado socialmente para o Império Romano, assim, acaba passando por perseguições e causando tumultos.
II. O cristianismo enfrentou, em sua formação, a necessidade de se adaptar, tornando-se, inclusive, a religião oficial do Império.
III. Correto. O Cristianismo era um problema para o Império, tanto que este teve que adaptar-se.
IV. Correto.

II, III e IV.

Abraços!
Perguntas similares