Respostas
Os agentes internos são os grandes responsáveis pela disposição de algumas formas de relevo, como a formação de cadeias de montanhas, as serras, os morros etc. As principais formas de ação dos agentes internos são os movimentos internos, que são conhecidos por orogênese e epirogênese.
Orogênese são os movimentos que resultam no processo de formação de montanhas, através da “dobra” do relevo, causada pelos movimentos internos. Para se ter uma noção de como funciona a orogênese, pegue uma folha de papel na posição horizontal e empurre com as mãos as duas extremidades para dentro, o que formará a ondulação do papel.
Epirogênese são os movimentos de deslocamento vertical do relevo. Quando esse movimento é de baixo para cima, é chamado de soerguimento, quando é realizado para baixo, é chamado de subsidência.
Um importante agente interno de formação do relevo é o tectonismo, ou seja, os movimentos realizados pelas placas tectônicas. Quando duas placas se encontram, podem provocar terremotos, áreas de instabilidade e até a formação de grandes cadeias montanhosas, como a Cordilheira do Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, local onde se encontra o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest.