Respostas
Vamos entender o que é Sociologia e Revolução Industrial.
# SOCIOLOGIA:
Sociologia vem da palavra latina 'socius' (associação) e da grega 'lógus' (estudo).
O filósofo francês Auguste Comte (1798 -1857), grande pensador da ciência 'Sociologia' e Pai do Positivismo, analisou o fim do Sistema Feudal e o surgimento de uma nova sociedade na Europa por causa da Revolução Industrial e Francesa (Século XVIII).
A Revolução Industrial causou grandes conflitos sociais por que as pessoas não se adaptaram às novas formas de trabalho e de vida em sociedade justamente pela falta de um consenso coletivo. Antes esse consenso era direcionado pela Igreja.
Era preciso entender o que fazia com que os Grupos Sociais fossem unidos e se criasse um “antídoto” para esses novos conflitos e isso coincidiu com o fim da sociedade feudal e a criação da sociedade capitalista.
# REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
Ela surgiu na Europa (Inglaterra) no século XVIII e mudou a forma de sociedade que existia na época.
Nessa mesma época surgiu a Revolução Francesa e as duas tinham o mesmo ideal. A instalação definitiva da sociedade capitalista.
# Homens foram substituídos por máquinas, porque elas produziam mais e custavam menos.
# As demissões e os problemas sociais aumentaram bastante já que muitas pessoas trabalhavam no meio rural só para sobreviver e agora teriam que trabalhar mais para os empresários ganhando menos do que ganhavam antes.
# As fábricas pertenciam à Burguesia e ela controlava a economia e o trabalhador. O capitalismo então se fortaleceu e quem produzisse mais ganharia mais e estaria acima dos demais na nova Sociedade, o sistema de família patriarcal deixou de existir e a Zona Rural precisava se reorganizar.
Essa mudança de vida artesanal para industrial causou um êxodo rural enorme onde até mulheres e crianças foram trabalhar nas industrias. As cidades cresceram sem controle, houve graves problemas sociais como a falta de moradias suficiente para todos, não havia serviços sanitários adequados, surgiram então problemas de saúde. Houve aumentos em casos de surtos, de febre tifoide, de várias epidemias e da cólera houve também muita prostituição, roubos, estupros, assassinatos e muitos casos de suicídio entre outros problemas sociais.
Surgia então a necessidade de se fazer alguma coisa A sociedade já não era mais a mesma e a Sociologia se fortaleceu. Deixava de existir então o conflito 'pobre contra o rico' surgindo então a classe operária. Passava a ser então 'operário contra patrão'.
O surgimento da Sociologia como salvação dessa nova sociedade veio através da mudança na forma de pensar dela própria, onde o homem social deixou de enxergar as Instituições Sociais como sagradas e passou a identificá-las como coisa do próprio homem.
Essa crise social foi analisada por sociólogos e pelas classes, resolvendo então valorizar as instituições que tinham papel fundamental na sociedade para a integração social.
Camila;
Clique nas estrelas e no campo 'obrigado' para eleger essa como a melhor reposta.