O modelo de organização política de Esparta era muito diferente do que foi construído pelos atenienses, pois estava de acordo com a organização social extremamente conservadora daquela cidade-estado. Considerando a organização social e política de Esparta, julgue as afirmativas e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
V
F
(A)
A sociedade espartana era hierarquizada de acordo com privilégios de nascimento. No caso, apenas os espartanos podiam administrar as propriedades de terras (que eram do Estado), contando com a mão de obra de hilotas e periecos.
V
F
(B)
O grupo social mais numeroso era o dos espartanos, seguido dos periecos, pois a exploração dos hilotas (escravos) garantia o sustento e a prosperidade das famílias de proprietários e comerciantes.
V
F
(C)
A gerúsia era uma espécie de conselho composto por um grupo de cidadãos que deveriam ter mais de vinte e oito anos, além dos dois reis.
V
F
(D)
A ápela era uma assembleia composta por cidadãos espartanos maiores de trinta anos, em que eram discutidas as propostas de governo.
V
F
(E)
Os cinco éforos eram magistrados eleitos para representar a aristocracia e contrabalançar o poder dos dois reis e dos gerontes, de forma que o governo de Esparta era composto por trinta e cinco pessoas.
Respostas
respondido por:
2
f v f v são essas as respostas eu acho
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás