• Matéria: Contabilidade
  • Autor: cara6yalveiroseli
  • Perguntado 9 anos atrás

Que argumento você usaria para justificar que débito não significa propriamente algo desfavorável e crédito não pode ser tomado como algo favorável?


Para melhorar sua explicação, use três exemplos de contas devedoras e credoras.

Respostas

respondido por: Gustavopnv
1
Bom, seu eu tiver entedido o questionamento:

Na contabilidade o débito significa aplicação de recursos, e o crédito origem dos recursos, ou seja, para que seja feita uma aplicação, investimento ou coisa parecida, deve haver uma origem destes recursos por isso usamos o método das partidas dobradas onde para cada débito há um crédito.

Para exemplificar que o débito não justifica necessariamente algo desfavorável temos os seguintes:

* Conta de caixa: sempre que a empresa recebe recursos, debitamos a conta caixa, e como esta tem natureza devedora o seu saldo irá aumentar, o que significa que a empresa terá mais dinheiro do que antes.
* Conta de estoques: mesmo entendimento da conta acima, porém significa aumento de mercadorias.
*conta de veículos: mesmo entendimento acima, porém demonstra que a empresa adquiriu umo novo bem, neste caso um veículo.
------x--------
Exemplos que na contabilidade o crédito não é algo necessariamente favorável:

Contas: Fornecedores/Salários a pagar e Empréstimos a pagar:

Estas contas, sao contas do passivo e tem natureza credora, ou seja sempre que houver um crédito em uma destas contas, o seu saldo será aumentado, o que significa que a empresa está aumentando sua obrigação para com terceiros. Em outras palavras a empresa está adquirindo dívidas.

Perguntas similares