• Matéria: Filosofia
  • Autor: geovanalbergoni
  • Perguntado 9 anos atrás

Gente alguem me ajuda a fazer uma redação de 15 linhas sobre Filosofia  e Politica?


brunafontenele: Muito complicada pois as duas , são bastante distintas mas ao mesmo tempo um pouco ligadas !
adrielysc: Tem razão Bruna!
brunafontenele: Obtive algumas fontes que poderão ajudá-la
O homem político teria o seu espaço de atuação privilegiada na esfera pública, no átrio, no senado, em oposição à esfera privada dos indivíduos, representada pela casa, pelo lar, pelos negócios domésticos. Já em Roma, Cícero teorizou a República como espaço das liberdades cívicas, em que ocorre uma complementaridade entre os senadores e a plebe (tese retomada no século XVI por Maquiavel).
brunafontenele: O filósofo francês do século XVI, la Boétie, dizia que a história das associaçôes políticas entre os homens é a história da própria servidão,e ela, em seu conceito, era voluntária. Tal afirmação envolve várias questões sobre a condição humana, muitas respostas a essas apontam para questões éticas, para aspiração de um bem comum entre os homens. Talvez entrevendo a necessidade de uma relação íntima entre a ética - a busca de felicidade e justiça - e a política, em seu sentido superior.
geovanalbergoni: Muitoo obrigado Bruna xD
brunafontenele: De nada :D

Respostas

respondido por: adrielysc
5
Eu faria assim com as minhas palavras.... 


Olha, a filosofia é um antigo meio usado para "entender o mundo" pois, é das explicações filosóficas que podemos refletir e muitas vezes compreender. A filosofia se materializa principalmente de conceitos e opiniões e também podem ser exatas e específicas. Grandes filósofos, anos atrás, como Galileu Galilei, procuravam respostas para certas atividades humanas, para corpos celestes e fenômenos naturais. Sem a filosofia, nunca entenderíamos completamente e profundamente o que nos é passado. 
Pois bem, muitos confundem o significado de política. Certa ignorância talvez, mas não exageradamente o desconhecimento e talvez o embaralhamento. Quando se fala em política as pessoas geralmente não querem discutir o assunto pois sabem que haverão contrariedades e talvez injustiças pois também é um fato de opiniões. Tanto a filosofia, quanto a política estão relacionadas á vida humana cada um com seu respectivo interesse.
Naturalmente política se dá em convívio entre diferentes, ou seja, diferentes modos de pensar convivendo e liberdade até certo ponto. Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.

geovanalbergoni: Muitoo obrigada xD
adrielysc: Por nada flor ... espero ter ajudado ^^
geovanalbergoni: Ajudou sim xD
adrielysc: Que ótimo! ♥
respondido por: brunafontenele
4
Perceba essas pequenas fontes, ajudam bastante:
O filósofo francês do século XVI, la Boétie, dizia que a história das associaçôes políticas entre os homens é a história da própria servidão,e ela, em seu conceito, era voluntária. Tal afirmação envolve várias questões sobre a condição humana, muitas respostas a essas apontam para questões éticas, para aspiração de um bem comum entre os homens. Talvez entrevendo a necessidade de uma relação íntima entre a ética - a busca de felicidade e justiça - e a política, em seu sentido superior.
Desde fins da Idade Média, a Filosofia Política e os pensadores tratam das mais variadas questões sobre a legitimação e a justificação do Estado e do governo:- os limites e a organização do Estado frente ao indivíduo (Thomas Hobbes, John Locke, barão de Montesquieu, J.-J Rousseau);- as relações gerais entre sociedade, Estado e moral (Nicolau Maquiavel, Augusto Comte, Antonio Gramsci);- as relações entre a economia e política (Karl Marx, F. Engels, Max Weber);- o poder como constituidor do "indivíduo" (Michel Foucault);- as questões sobre a liberdade (Benjamin Constant, John Stuart Mill, Isaiah Berlin, Hannah Arendt, Raymond Aron, Norberto Bobbio, Phillip Pettit);- as questões sobre justiça e Direito (Immanuel Kant, F. W. Hegel, John Rawls, Jürgen Habermas, Michael Sandel)e- as questões sobre participação e deliberação (Carole Pateman, Habermas, Joshua Cohen).- sobre a importância da tradição, da liberdade de comércio, da prudência e da cultura cristã para a manutenção de uma sociedade politicamente e economicamente sadia (Edmund Burke, Russel Kirk, Roger Scruton).- as questões sobre a contingência, liberdade e solidariedade na acepção do declínio da verdade redentora e ascensão da cultura literária (Neopragmatismo - Richard Rorty..
Espero ajudar.
Perguntas similares