A fase imperial brasileira (de 1822 a 1889) foi marcada pela manutenção das relações sociais herdadas da colônia. A escravidão foi o fator decisivo para muitas permanências neste período da história do país. O Segundo Reinado (de 1840 a 1889) foi o período mais importante para a educação. Com debates e práticas que, se não levaram a uma mudança significativa das condições educacionais do país, apontaram para uma preocupação com a formação do brasileiro. Diante disso, julgue as afirmativas que seguem e assinale a alternativa correta.
I. O Imperador D.Pedro II foi idealizador da educação libertária e democrática defendida por Paulo Freire, um dos seus principais conselheiros. Freire, autor da obra literária “Casa Grande e Senzala”, propôs o fim do trabalho escravo e a qualificação da população pobre do país. Essa medida permitiu ao império erradicar o analfabetismo.
II. Uma educação elitizada atingiu, no período imperial, apenas a população de melhor renda no país. O padrão de ensino era voltado à formação de membros da elite em áreas que permitiam uma ascensão social, o que era promovido nas instituições de qualidade.
III. De certa forma, o Império promoveu uma continuidade do que já se apresentava na política educacional desde o período colonial: educar para uma elite e manter parte considerável da população na ignorância, distantes da possibilidade de formação pela educação científica ou técnica.
IV. A Igreja continuou sendo a instituição de maior influência na educação. A maioria das instituições privadas pertenciam a ordens religiosas católicas, o que determinava, para a época, uma formação conservadora e elitista.
Respostas
respondido por:
22
II III IV estao corretas
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás