Respostas
OSTEOPOROSE é a doença mais comum caracterizada pela perda anormal de massa óssea e desintegração da estrutura óssea em adultos mais velhos. Ela causa fragilidade nos ossos e aumenta o risco de fraturas e rupturas.
Mas existem outras:
1. Doença de Paget
A doença de Paget é uma desordem das células chamadas osteoblastos e osteoclastos, que são responsáveis pela quebra e reconstrução do tecido ósseo. Essa condição faz com que os ossos se tornem mais espessos, mas também mais frágeis, em razão do desenvolvimento estrutural anormal.
2. Osteogênese imperfeita
Essa doença é uma condição genética caracterizada por ossos frágeis, que se quebram facilmente. É causada por um defeito genético na produção de colágeno, proteína que é necessária para tornar os ossos fortes. Ela ainda afeta os ossos do ouvido interno, e pode causar perda de audição, bem como dentes fracos e uma espinha curvada.
3. Raquitismo
Essa doença óssea evitável afeta crianças jovens, e é causada por uma deficiência da vitamina D. O raquitismo torna os ossos frágeis, que fraturam com facilidade, e tem como seu principal sintoma dor óssea e muscular. O tratamento geralmente é feito com mudanças na alimentação e com suplementos de vitamina D e cálcio.
4. Osteomalacia
É semelhante ao raquitismo porque é causada por um defeito no metabolismo da vitamina D pelo corpo, mas afeta principalmente adultos. É caracterizada por ossos enfraquecidos e formação óssea anormal. Seus sintomas são geralmente dor ou fraturas nos ossos e fraqueza.
5. Displasia fibrosa
A displasia fibrosa é uma das doenças dos ossos que resulta em crescimento excessivo do osso ou inchaço devido ao desenvolvimento anormal de células. Existem vários tipos de displasia fibrosa, que afetam principalmente os ossos do crânio, face, costelas, braços, pélvis, coxas e canelas.
6. Osteomielite
É uma infecção bacteriana do osso, que pode ser repentina, aguda ou crônica. Os sintomas incluem febre, irritabilidade ou letargia, inchaço ou calor na área da infecção e dor. O tratamento é feito com antibióticos, mas em alguns casos a cirurgia é necessária para remover o tecido ósseo infectado.
DOENÇA DE PAGET
OSTEOGÊNESE IMPERFEITA
RAQUITISMO
OSTEOMALACIA
DISPLASIA FIBROSA
OSTEOMELITE