Respostas
A primeira certeza que Descartes alcançou em suas dúvidas metódicas, foi o cogito: "Penso, logo existo". Depois disso, ele precisou provar a existência de Deus, para depois demonstrar como se podia conhecer o mundo de fora, exterior...
Ele estruturou esta tarefa em três subpartes de coisas: (Ele mesmo chamava de "coisa")
⇒ Substância infinita - Trata-se de Deus.
⇒ Substância extensa - Trata-se do mundo corpóreo.
⇒Substância pensante - Trata-se do princípio do entendimento, ou intelecto.
Descartes falava que Deus é um ser transcendental. Com isso, no mundo que estamos vivendo, na concepção cartesiana, só existiriam apenas duas substâncias finitas, que é a: Pensante e a Extensa, que, essencialmente, são separadas.
Abraço, espero ter ajudado!
Lucas Santos.
Para Descartes o dualismo se desenvolve a partir de uma separação entre os elementos materiais e o espírito.
Assim, a substância infinita trata da divindade, bem como a substância extensa do mundo carnal enquanto o termo substância pensante fala do campo das ideias.
Vale lembrar que os pensamentos desenvolvidos por Descartes, deram vida ao Racionalismo da Idade Moderna, e, deu base a diversas escolas de pensamento, defendendo a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
Além disso, o que relaciona os dois autores, é o fato de Baruch Spinoza também ser um filósofo racionalista holandês, um dos mais importantes da filosofia moderna, e, junto a Descartes, serem oposto ao que se desenvolveria como o Empirismo.
Liberdade, cidadão e o estado:
https://brainly.com.br/tarefa/13545244