Respostas
Mas no que acarreta toda essa “mudança crítica”? Os efeitos no futuro ainda são incertos, mas o passado já nos mostrou algumas das possibilidades. Os pesquisadores fazem uma comparação entre os dias de hoje e a era glacial. Naquela época, as grandes mudanças ambientais causaram a extinção, e afetaram a distribuição, a abundância e a diversidade das espécies, além do surgimento de novas comunidades.
Ainda há a possibilidade de que as mudanças nos ecossistemas, seja a morte de animais, a falta de água, a poluição e todo tipo de problema causado pela manutenção do nosso estilo de vida, cause uma queda ou o fim de recursos naturais necessários para a saúde humana.
Outra pergunta importante é quando a Terra chegará ao seu limite? Os autores acreditam que a resposta está quando as mudanças nos ecossistemas cheguem a um número entre 50% e 90% do total. A expectativa é que em 10 ou 15 anos metade de todo ecossistema esteja enfrentando esse tipo de mudanças.
Qualquer que seja o futuro, a imagem que vai se formando é pouco animadora. Não há precedentes sobre a possibilidade da perda de recursos naturais vitais para a existência humana. A solução porvável é a mudança de mentalidade e de comportamento sobre o estilo de vida e nossos hábitos de consumo.