• Matéria: Português
  • Autor: leãozinho05
  • Perguntado 9 anos atrás

uma redação sobre a atual situação da política do Brasil


Respostas

respondido por: Mestredosjogos
6
Em nosso país, educação escolar e política estão em descompasso. Triste constatação, pois, por meio da educação o mundo se descortina. Com ela, esperança se evidencia, alvos tomam forma, o progresso intelectual avança.

Esse "descasamento" entre a política e a educação em nosso país é tão arrebatador que é comum convivermos com semi-letrados ou mesmo iletrados. Para tais, letras e números são meros desenhos ou rabiscos. E há o analfabeto funcional, que até sabe ler palavras isoladas, mas não há nele habilidade para conectar palavras para formar uma frase, um sentido, um pensamento, um raciocínio.

Todo avanço que se tenha precisa passar pelo caminho da educação. Ela não é redentora. Não é ela a chave-mestra capaz de nos libertar de todos os problemas. Mas, notório é o fato de que por ela progredimos, somos quem somos; os avanços que vemos diante de nossos olhos é fruto dela.

Há que se mencionar a educação familiar, que escola alguma ensina. Essa também é fundamental, se havemos de ser seres pensantes, civilizados, sociais. É nesse meio que temas como o respeito, egoísmo, ciúmes, cobiça, entre outros são tratados. É intragável conviver com alguém que não tenha recebido educação familiar e nem se esforça em ser sociável.

Para as duas formas de educação consideradas, a política está aonde? Ela tanto deve valorizar o que se propaga nas escolas, inserindo e dando condições à população de usufruí-la, como também, defender o seio familiar, que é de onde temos a educação das boas maneiras. Defender por protegê-la, assegurá-la, manter os vulneráveis (jovens e idosos). Meta distante....
Perguntas similares