O sociólogo Octávio Ianni afirma que a sociedade global está sendo tecida por relações, processos e estruturas de dominação e apropriação, integração e antagonismo, soberania e hegemonia. “Trata-se de uma configuração histórica problemática, atravessada pelo desenvolvimento desigual, combinado e contraditório. [...] Desde o princípio, pois, a sociedade global traz no seu bojo as bases do seu movimento. Ela é necessariamente plural, múltipla, caleidoscópica” (IANNI, 2000).
IANNI, O. Globalização e nova ordem internacional. In: AARÃO, D. et al. (org.). O século XX — o tempo das dúvidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 205-24.
A partir dessa análise e de nossos estudos, é possível afirmar que:
I. Vivemos no Brasil a multiculturalidade que resulta de um grande caleidoscópio cultural enraizado nas bases da formação da nossa sociedade.
II. A sociedade global trava disputas, sendo marcada por relações de antagonismo e integração, mesmo que tais marcas sejam, aparentemente, contraditórias.
III. A sociedade global é plural, múltipla, compõe-se como um imenso mosaico.
Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente
Respostas
I, II e III.
I) CERTO. Basicamente, o povo brasileiro é formado por uma mistura que envolve as seguintes etnias:
Índios - são considerados habitantes nativos do nosso país (desde o período do descobrimento);
Brancos - principalmente por conta dos colonizadores portugueses (europeus);
Negros - os escravos que foram trazidos do Continente Africano (período do Brasil Colônia).
II) CERTO. Como exemplo de integração, podemos citar a Globalização, que contribui para a disseminação dos produtos da Indústria Cultural (que são os shows, filmes, novelas, séries, outros).
III. A sociedade global é plural, múltipla, compõe-se como um imenso mosaico.
CERTO. A sociedade global é plural porque as pessoas são livres para expressar os seus símbolos culturais (como as danças, músicas e comidas) nas comunidades onde vivem e pela internet (pelas redes sociais online ou em shows ao vivo).
Lute e conquiste!