• Matéria: Psicologia
  • Autor: juniormendes89
  • Perguntado 9 anos atrás

. Quais as contribuições da abordagem inatista-maturacionista para a escola e para pensarmos o papel do professor e do aluno no processo de ensino e de aprendizagem?

Respostas

respondido por: millacriis
7

Essa abordagem psicológica teve total contribuição para a avaliação da inteligência que era feita pelo teste de QI que servia para determinar a idade mental do indivíduo. A abordagem inatista-maturacionista diz que a inteligência era somente dependente de fatores internos, essa abordagem psicológica teve grande contribuição para uma maior valorização do planejamento de ensino, com certeza!

respondido por: deyze
10

Boa tarde, tudo bem?

 

A principal contribuição desta teoria, sem dúvida, foi a criação de um instrumento para medir o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, conhecido como teste de QI, criado pelo médico francês Alfred Binet, utilizando padrões de comportamento. Este teste é aplicado com a finalidade de saber o até que ponto o indivíduo já desenvolveu-se cognitivamente, para assim planejar novas ações e intervenções.

Desta forma a teoria contribui para o processo de ensino e aprendizagem, indicando que o professor precisa realizar sondagens e avaliações não como forma de punir o aluno, mas como forma de refletir e replanejar sua prática docente.

 

Espero ter ajudado.

Vote na melhor resposta.

Perguntas similares