• Matéria: História
  • Autor: guiaugussto12233
  • Perguntado 9 anos atrás

como o rei se aliou a burguesia e a nobreza em Portugal ?

Respostas

respondido por: lorenbatista1
3

Além do necessário para o sustento das famílias dos servos e da parte da produção agrícola destinada ao senhor feudal e sua corte, o excedente passou a ser comercializado nas pequenas cidades fortificadas (os burgos), que também ficavam sob o domínio dos mesmos senhores.

Entre o campo e a cidade, a constância da compra e venda do excesso da produção rural aglutinou um número crescente de pessoas em torno dessa atividade, os burgueses. O renascimento do comércio, quase sem que ninguém se desse conta, começava a corroer as bases de uma economia que privilegiava a produção para a subsistência.

Até o século 12, não havia contradição entre o poder fragmentário da nobreza e o estancamento do comércio em pequenas regiões. Para além dessas regiões, só se trocavam excedentes eventuais, não regulares, entre vizinhos, conforme houvesse coincidência entre o que sobrasse em uma e faltasse em outra região, e vice-versa.

Destino final do que vinha do campo e palco das crescentes atividades comerciais, as cidades começaram a recuperar o vigor e a importância perdidos ao longo dos períodos de formação e auge do feudalismo, entre os séculos 5 e 11. Com isso, foram retomando a condição de centro da vida não só econômica, mas também social e cultural, o que pode ser constatado pelo nascimento das universidades.


Perguntas similares