A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto. A respeito desse assunto, analise as afirmações a seguir.
I. Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto. II. Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros. III. A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. É correto o que se afirma:
a) apenas em I. b) apenas em III. c) apenas em I e II. d) apenas em II e III. e) em I, II e III.
Respostas
respondido por:
40
I – Falso – A remoção gradativa de um bioma não necessariamente remonta à existência de um deserto, havendo a possibilidade de tal ocorrência em apenas algumas áreas.
II – Falso – A extinção do Cerrado agravaria a oferta de recursos hídricos e também os problemas da biodiversidade, afetando outros biomas do Brasil e do mundo.
III – Verdadeiro – Nas bacias hidrográficas do Cerrado – e de qualquer outro local –, a não utilização de agrotóxicos convencionais auxilia na não poluição das águas.
Alternativa correta: letra B
respondido por:
10
I falso
II falso
III verdadeiro
letra B
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás