• Matéria: Português
  • Autor: myario
  • Perguntado 9 anos atrás

ME AJUDEM!! uma conclusão sobre preconceito linguístico x variação linguística


malusilveira200: por favor sejá mais espécifico, q eu não entendi
myario: uma conclusão sobre preconceito linguístico sabe?
malusilveira200: foi mal ai, n sei
myario: tudo bem :)

Respostas

respondido por: henriquec1001
33

Olá.

A variação linguística gera um enriquecimento na língua brasileira, todavia algumas pessoas ainda utilizam esse fato como forma de preconceito linguístico.

 Dessa forma, cabe ao governo desenvolver campanhas publicitárias com auxílio da mídia a fim de conscientizar as pessoas de a variação linguística não é motivo de preconceito linguístico, bem como, cabe as pessoas compreenderem de que esse preconceito afeta toda a população de forma negativa.

Bons estudos!

respondido por: eulucioaraujo
10
  • A relação preconceito linguístico x variação linguística decorre da visão intolerante de uma parcela da sociedade diante de algumas variedades específicas da língua.
  • A variação linguística é um fenômeno que consiste na divisão de um idioma em diversos blocos de linguagem a ser utilizados em determinadas conjunturas situacionais, regionais ou sociais.
  • Existem quatro tipos de variedade linguística: a variação diacrônica, a variação diatópica, a variação diastrática e a variação diafásica.

Desenvolvimento da Resposta:

  • A variação linguística diacrônica (diacrônica = dois tempos) é aquela que ocorre quando comparamos os modos de falar a mesma coisa em dois tempos. O exemplo mais clássico é o enxugamento do pronome "vossa mercê", que evoluiu para "vosmicê" e, hoje, se apresenta como "você".
  • A variação linguística diatópica (diatópica = dois tópicos) é aquela que ocorre quando comparamos os modos de falar a mesma coisa em duas regiões geográficas. A exemplo, temos o polêmico questionamento "biscoito ou bolacha?". O nome do artigo alimentício varia de acordo com a região em que se fala.
  • A variação linguística diastrática (diastrática = dois estratos) é aquela que ocorre quando comparamos os modos de falar a mesma coisa em dois meios profissionais.

        Exemplo:

        Refiro-me à consorte supérstite do Senhor José Carlos.

        Refiro-me à viúva do Senhor José Carlos.

  • A variação linguística diafásica (diafásica = duas fases) é aquela que ocorre quando comparamos os modos de falar a mesma coisa em duas situações de relação: formal ou informal.

        Exemplo:

        Olá! Seguem em anexo as instruções para a confecção do cartaz

        necessário à apresentação do seminário.

        Ei, te mandei os esquemas do cartaz pro seminário!

Agora, evidenciadas as fases da variação linguística e confrontadas as variedades com os discursos formais, entende-se melhor a relação preconceito linguístico x variação linguística.

Outras questões relacionadas:

1. Assinale a alternativa que traz as designações desses três tipos de variações linguísticas.

https://brainly.com.br/tarefa/18331045

2. De acordo com essa afirmativa, pode-se inferir que.

https://brainly.com.br/tarefa/18336071

3. Em sua opinião, há respeito pelas variações linguísticas no Brasil? Explique.

https://brainly.com.br/tarefa/18374087

-----------------------------------------------

Matéria: Língua Portuguesa

Nível: Médio

Perguntas similares