Leia o trecho de The functions of executive, traduzido por João Mattar Neto, de autoria de Chester Barnard e assinale a alternativa INCORRETA:
De um lado aquelas filosofias que explicam a conduta humana como uma apresentação de forças universais, que vêem o indivíduo como meramente responsivo, que negam o livre-arbítrio ou a liberdade de escolha, que fazem da organização e do socialismo a posição básica, percebemos estarem fundadas sobre fatos largamente observados e que governam o comportamento e o pensamento dos homens em situações sociais. De outro lado, aquelas filosofias que defendem o livre-arbítrio e a liberdade de escolha, que fazem do indivíduo uma entidade independente, que relegam o ambiente físico e social a um plano secundário e acessório, são também consistentes com outros fatos do comportamento e pensamento. Eu não vejo reconciliação possível na oposição dessas filosofias ou de quaisquer teorias científicas sobre as quais elas se fundamentem. No presente, pelo menos, o desenvolvimento de uma teoria coerente e útil dos sistemas cooperativos e da organização e um entendimento efetivo dos processos executivos requer a aceitação de ambas as posições como aspectos descritivos do fenômeno social. O que é, portanto, necessário para nossos propósitos, é estabelecer sob quais condições, em que conexões, ou para quais propósitos uma ou outra dessas posições podem ser adotadas de maneira mais útil e mostrar de que forma elas podem ser consideradas aplicáveis simultaneamente. A cooperação e a organização, da forma como são observadas e experienciadas, são sínteses concretas de fatos opostos e de pensamentos e sentimentos opostos de seres humanos. (...)
(BARNARD Apud MATTAR, 2004, p.273)
Escolha uma:
a. O autor defende como correta a filosofia que explica a conduta humana como uma apresentação de forças universais, que vê o indivíduo como meramente responsivo, que nega o livre-arbítrio ou a liberdade de escolha, que faz da organização e do socialismo a posição básica.
b. O autor defende que o desenvolvimento de uma teoria coerente e útil dos sistemas cooperativos e da organização, e, um entendimento efetivo dos processos executivos, requer a aceitação de duas filosofias distintas, com posições diferentes, como norteadoras dos aspectos descritivos do fenômeno social.
c. O autor defende a teoria que diz ser a personalidade humana o resultado da interação de traços hereditários e culturais.
d. O autor defende como correta a filosofia que defende o livre-arbítrio e a liberdade de escolha, que faz do indivíduo uma entidade independente, que relega o ambiente físico e social a um plano secundário e acessório.
Respostas
respondido por:
5
- Letra "B"
O autor defende que o desenvolvimento de uma teoria coerente e útil dos sistemas cooperativos e da organização, e, um entendimento efetivos dos processos .............
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás