quais eram as facções políticas na convenção nacional?e qual interesse politico de cada uma delas
Respostas
os jacobinos não foram os sanguinários que muitos conservadores pintam. Eles cometeram muitos erros, provavelmente muitas injustiças em seus julgamentos sumários, mas defendiam a revolução, aprofundaram a democracia e realizaram muitas reformas sociais para obter o apoio das camadas populares
Os girondinos eram um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot (1754-1793) durante a Revolução Francesa.
Este grupo era constituído pela alta burguesia e fazia oposição aos jacobinos - liderados por Robespierre. Seus representantes nos Assembleia dos Estados Gerais sentavam-se à direita no recinto da Assembléia, enquanto o girondinos sentavam-se ao centro; já os jacobinos sentavam se à esquerda, e destas posições surgiu a convenção política da identificação dos termos direita política e esquerda política com conservadores ou moderados e radicais ou progressistas, respectivamente.O outro grupo ainda eram o Pântano(ou planicie).
Resposta:
Referindo-se à Revolução Francesa, eram três as facções políticas:
Jacobinos: Foram acusado de terem derramado muito sangue, mas a verdade não é exatamente essa. Cometeram muitos erros e atos que não foram muito justos, porém eram a favor da revolução e queriam a introdução da Democracia e também foram responsáveis por muitas reformas sociais onde conseguiram o apoio das classes populares.
Girondinos: Foram apoiadores do político moderado, composto pela alta burguesia na época e eram conta os ideais dos jacobinos. Eram liderados por Jacques-Pierre Brissot e na Assembleia se sentavam à direita.
Pântano (ou Planície): Foi o grupo mais numeroso de deputados na convenção chegando a mais de 400 e ficavam e oposição à "Montanha".
Bons Estudos!