(ENEM) O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos: I. Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como "combustível", não é queimado, mas sofre fissão. II. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranquilos.
A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que:
a) o primeiro é válido e o segundo não é, já que nunca ocorreram acidentes com usinas
nucleares. b) o segundo é válido e o primeiro não é, pois de fato há queima de combustível na geração
nuclear de eletricidade. c) o segundo é valido e o primeiro é irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz
gases do efeito estufa. d) ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de
geração de energia. e) ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está se tornando uma necessidade
inquestionável.
Respostas
Resposta!: 1)c) o combustível (urânio enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há geração de gases que intensificam o efeito estufa./Que bom que você compreendeu os aspectos positivos e negativos da energia nuclear.
2)d) Ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma de geração de energia./Na fissão nuclear, não há liberação de gases nocivos ao meio ambiente. Entretanto, como a matéria utilizada é radioativa, sempre há riscos para os seres vivos e o meio ambiente em caso de acidentes, ainda que existam mecanismos de prevenção de falhas na operação de usinas termonucleares. Portanto, o primeiro argumento é válido e o segundo também é válido, entretanto, passível de análise mais profunda.
Explicação: 1)c 2)d espero ter ajudado!