Dentre as boas definições que trouxemos sobre a logística reversa, existe definição do CSCMP (2006) é: “um segmento especializado da logística que foca na movimentação e gerenciamento de produtos e recursos após a venda e após a entrega ao consumidor, incluindo retorno de produtos e reparos.” A Logística Reversa, dentre outras atividades, trata principalmente de:
A
transportar produtos inservíveis, visando conserto ou descarte final.
B
analisar o processo logístico de trás para frente, analisando seus pontos de ineficiência ou erro.
C
retornar matéria prima ao armazém, quando dele retirado indevidamente ou em momento inadequado.
D
transportar produtos de volta ao fornecedor de matéria prima, quando o pedido não tiver sido atendido em conformidade com o contratado.
E
retornar matéria prima ao fornecedor por erro de fabricação.
Respostas
A resposta correta é a letra A) transportar produtos inservíveis, visando conserto ou descarte final.
A logística reversa nada mais é do que a área da logística que tende a tratar, mesmo que de forma genérica, o fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem.
Os processos da logística inversa já existem há vários anos, porém eles não eram tratados e denominados como tal.
Por exemplo, temos o retorno das garrafas e a recolha.
Bons estudos!
Resposta:
resposta correta letra D
Explicação:
transportar produtos de volta ao fornecedor de matéria prima, quando o pedido não tiver sido atendido em conformidade com o contratado.
GABARITO: Aula 1 - Tema 4
Este é um dos passos da LR dentre muitos outros canais reversos que veremos adiante. Você pode observar na figura anterior que “um fluxo básico de como a abordagem do processo pode ocorrer, desde a coleta até o destino secundário” e que pode ser qualquer um daqueles que a figura de Lacerda nos aponta.