• Matéria: Filosofia
  • Autor: kenir7u5fmarcia
  • Perguntado 9 anos atrás

Sintetize em que discordavam racionalistas e empiristas na discussão sobre o processo de conhecimento.

Respostas

respondido por: bialmeida111
129
o racionalismo atribui um grande valor a matematica como instrumento de compreensão da realidade, a razão.
 ja o empirismo defende que todas as ideias humanas vem dos sentidos, o que significa que tem origem na experiência.
 Espero ter ajudado!
respondido por: andialex
1

A principal discordância entre o racionalismo e o empirismo é que o racionalismo considera a razão como a fonte do conhecimento, enquanto o empirismo considera a experiência como a fonte do conhecimento. Em seus termos mais gerais, a disputa entre racionalismo e empirismo tem sido considerada como uma preocupação com a extensão em que dependemos da experiência em nosso esforço para obter conhecimento do mundo externo. Ambas as escolas de pensamento estão preocupadas com a fonte de conhecimento e justificação.

Empirismo x Racionalismo

O conhecimento que depende da experiência, ou que surge após a experiência, é chamado a posteriori (latim para “a partir desta”). Desde conhecimento a posteriori é empírico (baseada em observação ou experiência), essa visão é chamada empirismo.

Oposto ao empirismo é o racionalismo, a visão de que a razão é a fonte primária do conhecimento. Os racionalistas promovem o conhecimento matemático ou lógico como exemplos paradigmáticos. Tal conhecimento pode ser apreendido, afirmam eles, apenas pela razão, sem envolver diretamente os sentidos. Eles argumentam que o conhecimento acessado através do raciocínio é eterno (ou seja, ele existe inalterado ao longo do passado, presente e futuro).

Saiba mais sobre as diferenças entre Racionalismo e Empirismo em: https://brainly.com.br/tarefa/33742280

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares