• Matéria: Filosofia
  • Autor: veracristino
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia com atenção o relato do psicanalista alemão Sigmund Freud, trata-se da descrição de um sonho:
“Eu olhava para uma senhora que ia levando várias dúzias de pratos empilhados uns sobre os outros, andando pelo corredor que dava para a sala de jantar. A pilha de louça em seus braços me pareceu prestes a perder o equilíbrio. ‘Cuidado’, exclamei, ‘senão você vai deixar cair tudo!’. Seguiu-se, como de costume, a inevitável resposta: ela estava acostumada àquele tipo de trabalho, e assim por diante. Enquanto isso, meu olhar ansioso seguia a figura que avançava. E então - justamente como eu esperava - ela tropeçou no degrau da porta e a frágil louça escapuliu e, numa verdadeira sinfonia de ruídos, espatifou-se em mil pedaços no chão. Mas o barulho prosseguiu sem cessar, e logo já não parecia ser o estrondoso retinir da louça se quebrando; começou a se transformar no som de uma campainha - e essa campainha, como agora eu percebia desperto, era apenas o despertador cumprindo seu dever.”
FREUD, Sigmund. A Interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1990. v. I, p.19.
Um filósofo francês, chamado René Descartes, utilizou-se dos sonhos para formular algumas de suas teorias. Ele observou que durante o sono por vezes parece que estamos vivendo as situações com as quais estamos sonhando.
Como no relato acima, somente ao acordar percebemos – às vezes com alívio! - que tudo não passou de um sonho.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa incorreta:

(A)
Os sonhos expressam a nossa imaginação de maneira livre, mostrando o possível e o impossível lado a lado.

(B)
Alguns sonhos são tão realistas que podem nos fazer perguntar: o que nos dá certeza de que não estamos sonhando neste momento?

(C)
Sonhos, assim como a imaginação, podem ser comparados a janelas que se abrem e mostram outras janelas.

(D)
Mesmo não sendo reais, os sonhos podem transformar a realidade, afinal, mostram-nos possibilidades que podemos refletir e verificar no mundo.

(E)
O que nos dá certeza de que não estamos sonhando neste momento é o fato de estarmos acordados, utilizando nossos sentidos.

Respostas

respondido por: dudanana88
4
A alternativa incorreta é a letra E
Perguntas similares