qual a avaliaçao de john motenteiro a respeito dos estudos dos estudos feitos pelos paulistas sobre a açao dos bandeirantes ?
Respostas
John Monteiro é um indigenista, ou seja, estuda a causa dos indios no Brasil. Um amplo artigo está aqui: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/sangue-nativo .
Em resumo, o artigo explica que as bandeiras começaram de uma busca de índios para trabalharem como escravos para os senhores. Os primeiros índios a trabalharem para portugueses foi para João Ramalho, um náufrago que chegou no Brasil antes do primeiro colonialista, Martin Afonso, inclusive ajudando-o a se instalar.
Não era fácil indios trabalharem por a) a Igreja não permitia, a não ser se fossem presos de guerra; b) muitas doenças matavam muitos índios; c) grandes distancias percorridas d) filho de indio e portugues era portugues.
John cita que os bandeirantes vendiam índios para o Pernambuco e Rio de Janeiro, muitas vezes invadindo territorio espanhol. Os jesuitas atrapalhavam, poius tinham pontos de pregação e não deixavam os indios partirem. Assim, varios foram destruidos pelos bandeirantes.
Espero ter ajudado.