• Matéria: História
  • Autor: maraletescaa
  • Perguntado 9 anos atrás

compare as sistemas politico- adiministrivos dos capitanios hereditarias 1534 e do governo geral 1549 implantados pela ccoroa portugusa na america

Respostas

respondido por: LarissaAburame
0
O Sistema de Capitanias Hereditárias foi implantado somente para o Brasil ser colonizado sem a Coroa Portuguesa precisar gastar ou "ter trabalho" na colonização (que era necessária para proteger o território do Brasil dos Ingleses e Espanhóis). Grandes faixas de terra eram doadas a famílias ricas portuguesas e a forma de administração destas eram a Sesmarias: lotes de terras doadas dentro das capitanias. Vale ressaltar que os donatários somente administravam as capitanias, não eram donos. 
Depois o Rei de Portugal foi perdendo lucro no Oriente e resolveu trazer para o Brasil uma política centralizada, também chamada de Governo Geral. Nessa quem governava era o Governador Geral. Assim todas as riquezas iam para a coroa. Continuaram a existir as Capitanias, só que eram administradas pelos: Governador Geral, Ouvidor-Mor(responsável pela justiça), Capitão-Mor(responsável pela defesa do território), Provedor-Mor(responsável pelos recursos financeiros). Eles eram eleitos em câmaras municipais, onde os "homens bons"( homens ricos e cristãos das capitanias) votavam. 
A economia da Colônia era o Plantation: Monocultura(exportação de um só produto: cana de açúcar), Escravismo(mão de obra indígena e logo depois negreira), Latifúndio(produção em grandes lotes de terra). 

Perguntas similares