• Matéria: Geografia
  • Autor: neeilaa
  • Perguntado 9 anos atrás

Produza um texto que contemple as seguintes questões:
a) O que significa dizer que "morar na periferia é se condenar duas vezes à pobreza" ou que isso é uma "condição estrutural que favorece a reprodução da pobreza ao longo das gerações"? Pode-se dizer que o grau de cidadania de uma pessoa varia conforme sua posição no território da cidade?

b) Como as pessoas podem contribuir para romper esse círculo vicioso transformando essa "condição estrutural" e modificando as condições do lugar em que vivem? Como podem exercer seus direitos de cidadãs, independentemente de sua localização no território?

Respostas

respondido por: annamariia1
126
Porque na concepção da sociedade esnobe em que vivemos morar na periferia é ser excluído da sociedade, porque não tem educação. Quando se refere a duas vezes a pobreza, significa que quem nasceu na periferia jamais vai ser alguém na vida. Não vai ter um bom emprego, porque não vai estudar, e vai virar marginal. É injusto ,a pessoa ser classificada pela conta bancária , mas nesse país sempre será assim . Onde não há humildade, jamais vai haver fraternidade.
respondido por: annyju2005
2

Explicação:

A) Morar na periferia e dito como se "condenar duas vezes a pobreza", pois as periferias são, estruturalmente, lugares onde e difícil fazer qualquer coisa, é difícil estudar, e difícil conseguir um bom emprego ou abrir um negócio, e existe exposição a fatores de criminalidade e pobreza.

A condição estrutural que favorece a pobreza ao longo das gerações e perpetuação da pobreza e das condições para a pobreza, como a falta de educação, de emprego, de saúde e de qualquer tipo de oportunidade. As pessoas sempre vão julgar outras pessoas, pelo dinheiro, pela educação, pela cor, pelo gênero, de todas as formas possíveis, e isso é natural, faz parte da natureza dos seres vivos e esse julgamento pode dificultar a vida de quem vive nesse ciclo de pobreza e dificuldades.

Perguntas similares