1-Liste os principais períodos da filosofia grega, relacionando-os à ideia central de cada um deles
Respostas
A filosofia grega compreende o período de 585 a.C., com Tales de Mileto, a 529 d.C., quando do édito e Justiniano proibindo o ensino da filosofia pagã nas escolas cristãs.
Os quatro grandes períodos da Filosofia grega são:
1. Período pré-socrático ou cosmológico ou naturalista (fim do século VII a.C. até fim do século V a.C. : esse período tem como característica básica a pergunta pela origem e natureza das coisas e do Cosmos, e é onde nós temos os chamados pré-socráticos.
2. Período socrático ou antropológico ou humanista (fim do século V a.C. até fim do século IV a.C.): esse período representa o esquecimento da preocupação e investigação acerca da origem das coisas e do Cosmos, e passa a preocupar-se com as questões referentes ao homem. É o período relativo aos Sofistas e a Sócrates.
3. Período das grandes sínteses ou sistemático (fim do século IV a.C. até fim do século III a.C.): é o período mais rico da filosofia grega, onde há a preocupação essencial com os fundamentos do conhecimento e da moralidade, e de vários outros problemas filosóficos.
4. Período helenístico ou ético/epistemológico (fim do século III a.C. até século VI d.C.): é o período referente ao epicurismo, estoicismo e ceticismo, onde surgem muitas das preocupações éticas, como, por exemplo, o ideal de sábio, e questões relativas à possibilidade do conhecimento e o estabelecimento de critérios de verdade.
Bons estudos!
Resposta:
Período pré-socrático - Investigar a origem do universo e dos elementos presentes nele.
Período socrático - Investigar a natureza humana, dando menos importância às questões da natureza (universo, etc) e suas transformações.
Período sistemático - Agrupar todo o conhecimento produzido e dividi-lo em campos do conhecimento filosófico.
Período grego-romano - A filosofia começa a se preocupar com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o ser humano e a natureza.
Explicação: