• Matéria: História
  • Autor: Aronjp
  • Perguntado 9 anos atrás


A ocupação do território brasileiro por diferentes grupos há mais de 12 mil anos, evidencia a existência de diferentes tradições culturais. De acordo com a arqueologia amazônica, existiram sociedades na região que apresentavam organização social complexa (cacicado) e certo grau de desenvolvimento tecnológico (cerâmica) descartando a ideia de sociedades indígenas homogêneas e desfazendo a relação intrínseca entre história e pré-história indígena. Dessa forma, coloca-se em pauta uma discussão sobre a pré-história brasileira que está presente no Caderno do Professor, História, 1a série EM, V1, p. 18-23 (São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Professor: História, Ensino Médio - 1a série, volume 1/Secretaria da Educação; coordenação geral: Maria Inês Fini; equipe: Diego López Silva, Glaydson José da Silva, Mônica Lungov Bugelli, Raquel dos Santos Funari, Paulo Miceli. São Paulo: SEE, 2014).

Sobre a população indígena na porção do continente americano que dará origem ao território nacional brasileiro, é correto afirmar:


Vivia basicamente como sedentária, sem conhecimento da agricultura, isolada e sem contato com outros povos do continente.

Os diferentes povos do grupo dos tupis-guaranis viviam em harmonia com a terra e não guerreavam entre si.

O termo tupi-guarani refere-se a um povo específico que falava uma língua comum a todos os demais povos ameríndios.
Quando da chegada dos portugueses, o grupo mais numeroso, que ocupava extensas áreas do continente, era o dos tupis-guaranis.

O quadro geral, quando da chegada dos portugueses, era de pouca diversidade e fragmentação.

Respostas

respondido por: aninhacacp
9
Quando da chegada dos portugueses, o grupo mais numeroso, que ocupava extensas áreas do continente, era o dos tupis-guaranis.


Aronjp: obrigada
Aronjp: demorou muito a resposta e fui pesquisar em outras fontes. obrigada
Perguntas similares