• Matéria: História
  • Autor: l4au2diaPIEYasmi
  • Perguntado 9 anos atrás

Na África, as lutas contra a opressão das grandes potências têm sido uma marca histórica inesquecível, mostrando as muitas contradições da Modernidade. Dentro desse contexto, foi relevante o movimento de libertação da Argélia, iniciado em 1954, e tema do filme de Gillo Pontecorvo, A batalha de Argel. Esse movimento: (A)contou com a pouca organização da população, mas teve a participação, nas lutas militares, de outras potências europeias, como a Inglaterra e a Alemanha; (B)teve a participação ativa da Frente de Libertação Nacional, com o apoio popular expressivo na luta militar contra os opressores coloniais; (C)fracassou militarmente, devido à falta de ajuda de outros povos que também lutavam contra a colonização europeia e não tinham recursos técnicos para atacar os adversários de forma sistemática; (D)apenas foi concluído no início dos anos 70, graças à vitória da Frente de Libertação, com sua guerrilha urbana atuante e o apoio dos soviéticos; (E)não teve a participação dos nacionalistas, sendo mais um confronto de conteúdo político e econômico, baseado nos interesses dos franceses de não saírem da áfrica.

Respostas

respondido por: giovannasilva2
25

Resposta:

letra B - teve a participacao ativa da Frente de Libertacao Nacional, com apoio popular expressivo na luta militar contra os opressores coloniais

Explicação:

A FLN criou condições para a independência da Argélia. Derrotados militarmente, os franceses foram obrigados a deixar o país, que começaram a controlar em 1830. Ela contou com o apoio de Gamal Nasser, líder do Egito, para alcançar seu objetivo. Por isso, a França se referia ao chefe egípcio como o Hitler do Nilo.

Perguntas similares