"Conhecer arte no Ensino Médio significa os alunos apropriarem-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão. Na escola de Ensino Médio, continuar a promover o desenvolvimento cultural e estético dos alunos com qualidade, no âmbito da Educação Básica, pode favorecer-lhes o interesse por novas possibilidades de aprendizado, de ações, de trabalho com a arte ao longo da vida.”
(BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio:
Linguagens,Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000.)
Considerando o texto acima, podemos afirmar que o ensino de arte-música no Ensino Médio deve:
Escolha uma:
a. possibilitar aos alunos a oportunidade de desenvolverem saberes culturais e estéticos que garantam o seu desenvolvimento pleno.
b. promover e aprofundar os conhecimentos musicais dos estudantes de modo a prepará - los para novas possibilidades de trabalho.
c. possibilitar, por meio de atividades diversificadas, a compreensão da música como linguagem socialmente construída, dotada de valores históricos e culturais.
d. aprofundar os conhecimentos trabalhados no Ensino Fundamental, sendo essencial, para isso , que o professor aproprie - se dos conceitos estudados por seus alunos nos anos anteriores.
Respostas
respondido por:
0
e verdade ,aprofundar os conhecimentos trabalhados no ensino fundamental
respondido por:
0
3)
A partir da segunda metade do século XX, o ensino de arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do professor. Competia a este “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos que variavam de linguagem para linguagem.
Nesse sentido, pode-se afirmar que, apesar da variação das linguagens, o ensino de arte mantinha ainda:
Resposta: a)
A reprodução de modelos e conteúdos já existentes, principalmente os contidos nos livros didáticos.
Explicação: Resposta correta
Os professores, na escola tradicional, eram conteudistas, de modo que a criatividade e a espontaneidade eram substituídas pelos livros didáticos. Restringindo-se, assim, o ensino de arte.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás