• Matéria: Biologia
  • Autor: Patricia2345
  • Perguntado 9 anos atrás

Características gerais das bactérias e vírus
Presizo muito para um seminário de biologia

Respostas

respondido por: Márcialuciasouza
2
Vírus =constituído por uma cápsula de proteína que envolve o material genético (dna e rna) =capsídio. Não possuem metabolismo próprio. São parasitas intracelular estou obrigatoriamente. Bactérias = a maioria é heterotrofa. Podem ser aeróbia e anaeróbia. Podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões e espíritos. Reprodução assexuada
respondido por: vingalvao
1
As bactérias são seres do tipo procarionte, ou seja, não apresentam núcleo em sua anatomia, e também não apresentam organelas. Seu material genético se encontra disperso em seu citoplasma, e uma característica marcante é a presença de  DNA circular chamados plasmídeos. Já ouviu falar sobre as Super bactérias ou então a seleção de bactérias resistentes quando não tomamos o anti biótico da forma correta, então... está relacionado a este DNA circular. Esse tipo de material genético pode conter informações que diferenciem algumas bactérias das outras, fazendo com que elas  tenham a capacidade de produzir determinada substância, ou tenham uma certa resistência a algo. Em um processo chamado CONJUGAÇÃO, uma bactéria pode transmitir a outras esse DNA circular. Sendo assim... imagine que alguém está com alguma doença bacteriana, e que algumas bactérias presentes no corpo desse indivíduo tenham plasmídeos que confiram a elas uma certa resistência a antibióticos.... Quando a pessoa começa a tomar o antibiótico, a maioria das bactérias que não tinham a resistência, morrem... e então os sintomas da doença tendem a diminuir.. e então como na maioria das vezes, o individuo acha que já está curado e para de tomar o antibiótico, antes do período determinado pelo medico! Alguns dias depois, a doença volta, e muito mais forte! O que aconteceu? Quando ele tomou o antibiótico só por alguns dias, as bactérias que eram em tese ( mais fracas) morreram, e então as mais fortes e resistentes ao antibiótico não morreram... por isso foram selecionadas, e assim surgem as super bactérias ou bactérias resistentes a antibióticos.

Relacionado aos plasmídeos podemos ainda falar sobre a transgenia! A transgenia, é o processo onde, inserimos um trecho de DNA de uma espécie em outra, com a finalidade de que a espécie que recebeu o novo trecho do DNA apresente características da outra!
Na medicina isso é muito usado com bactérias, por exemplo para a produção de hormônios humanos, COMO ASSIM??? Os cientistas extrairão de uma célula humana o trecho do DNA responsável pelo gene da produção da insulina, e então inseriram ele em uma bactéria na forma de plasmídeo! Sendo assim, essa bactéria agora tem a capacidade de produzir insulina humana!!! 

Já os vírus, até hoje existe uma briga muito grande na comunidade cientifica para decidir, se o vírus é ou não um ser vivo... Mas a maioria acredita que não.. pois analisando a estrutura dele não encontramos nenhuma característica complexa que garanta a ele vida...

Um vírus é basicamente uma capsula de proteína com material genético dentro. 
Essa capsula de proteína tem o nome de capsídeo, e o material genético dentro NA MAIORIA DOS CASOS, é ou DNA ou RNA... exceto alguns tipos de vírus como o citomegalovírus que tem em seu interior DNA e RNA.

Dependendo do tipo de vírus encontramos dentro do capsídeo ainda algumas enzimas que garantem a reprodução do material genético dentro da célula infectada por ele.
Agora vamos entender como ele atua:
Primeiramente, temos que entender que existem vários tipos de vírus, que são classificados de acordo com a forma de reprodução dentro da célula que infectam!

Vou te explicar um vírus muito comum em questões! O HIV !

O HIV se trata de um retrovírus que tem seu material genético de RNA
 
Os vírus tem na maioria dos casos um alvo específico, no caso do HIV, o alvo é uma célula de defesa chamada linfócito T- CD4.
Seu capcideo tem afinidade proteica com a membrana dessa célula de defesa, e então ele consegue "reconhece-la" e então entra nela.
Quando ele entra na célula, joga seu RNA no citoplasma celular... Dentro dele também há uma enzima chamada TRANSCRIPTASE REVERSA, essa enzima tem  a função de fazer o processo inverso da transcrição. Ou seja, a partir dessa molécula de RNA, essa enzima consegue formar uma molécula de DNA.

Essa nova molécula de DNA viral formada, é integrada ao DNA da célula... Esse material genético viral ao se integrar ao material genético da passa a comandar a produção de novos vírus... começa a produzir capsídeos... RNA viral, etc e até que a quantidade de vírus dentro da célula é tao grande que ela explode..  Liberando milhões de novos vírus para infectar novas células!

Lembra do que eu te falei sobre Transgenia? Então, consegue relacionar vírus e transgenia ?
Vamos lá! Um vírus tem a característica de jogar seu material genético dentro de uma célula e integra-lo ao material genético dela! 
Perguntas similares