É CORRETO afirmar que o Governo, por meio do Banco Central, opera uma política monetária de combate à inflação mediante:


Redução das despesas públicas.

Aumento das despesas públicas.

Redução do estoque de papel-moeda e de moedas metálicas em circulação.

Aumento do estoque de papel-moeda e de moedas metálicas em circulação.

Aumento dos impostos atuais e criação de novos impostos.

“Taxa de investimento fica em 18,1% do PIB e é a menor desde 2007. Rio de Janeiro (RJ) - Os investimentos no Brasil estão em queda livre. A taxa de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que inclui desembolsos públicos e privados, ficou em 18,1% do Produto Interno Bruto (PIB), o mais baixo patamar para o período desde 2007, quando foi de 17,5% do PIB, conforme dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação do terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, os investimentos encolheram 15%. ‘Essa é a maior queda trimestral na história para o indicador registrada pelo IBGE para essa base de comparação’, informou a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do instituto, Claudia Dionísio. ‘A gente constatou uma demanda interna mais fraca que acaba retraindo o investimento. A queda das importações, de 20% no trimestre, também está batendo nos investimentos porque a desvalorização cambial desfavorece a compra de bens de capital’, destacou a técnica.” Essa taxa de investimento em relação ao PIB é o principal indicador de uma economia para mostrar seu potencial de crescimento. Essa taxa está em queda há seis trimestres consecutivos, o que mostra a total falta de credibilidade do governo e da confiança do empresário em investir no país. (Correio Braziliense, 01/12/2015. Disponível emhttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2015/12/01/internas_economia,508736/taxa-de-investimento-fica-em-18-1-do-pib-e-e-a-menor-desde-2007.shtml. Acesso: 22 fev. 2016).
O quadro a seguir mostra a evolução da taxa referencial de juros da economia brasileira, a taxa SELIC.


De acordo com a teoria keynesiana, se o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil — COPOM, continuar a elevar a taxa de juros referencial da economia brasileira, a SELIC, é de se esperar que:


A Formação Bruta de Capital Fixo continue em queda, porque há uma relação inversa entre investimento e consumo agregado.

A Formação Bruta de Capital Fixo continue em queda, porque há uma relação direta entre investimento e desvalorização cambial.

A Formação Bruta de Capital Fixo volte a crescer, porque há uma relação direta entre investimento e taxa de juros.

A Formação Bruta de Capital Fixo volte a crescer independentemente da política monetária, porque o investimento não guarda qualquer relação com a taxa de juros.

A Formação Bruta de Capital Fixo continue em queda, porque que há uma relação inversa entre investimento e taxa de juros.

Respostas

respondido por: ninamaria
19
Acertei essa é a resposta:
A Formação Bruta de Capital Fixo continue em queda, porque que há uma relação inversa entre investimento e taxa de juros.




respondido por: lenielsonknidep6qls5
0

Resposta:

A Formação Bruta de Capital Fixo continue em queda, porque que há uma relação inversa entre investimento e taxa de juros.

Explicação:

Corrigida no AVA.

Perguntas similares