Respostas
O vice comandante da tropa era Sancho de Tovar e os outros capitães eram Simão de Miranda, Aires Gomes da Silva, Nuno Leitão, Vasco de Ataíde, Pero Dias, Gaspar de Lemos, Luís Pires, Simão de Pina, Pedro de Ataíde, além dos já citados Nicolau Coelho e Bartolomeu Dias. Por feitor, a armada trazia Aires Correia, que havia de ficar na Índia, e por escrivães Gonçalo Gil Barbosa e Pero Vaz de Caminha. Entre os pilotos, que eram os verdadeiros navegadores, vinham Afonso Lopes e Pero Escobar.
Saindo de Lisboa, a frota passou por São Nicolau, em Cabo Verde, no dia 16 de março. Afastaram-se da costa africana em direção ao ocidente. Em 21 de abril, da nau avistaram plantas no mar boiando; mais tarde avistariam pássaros marítimos, o que significava que havia terras pelas proximidades da região em que estavam. Ao amanhecer, dizem os estudiosos, ouviu-se um grito de “terra a vista”, pois tinham avistado um monte que Cabral batizou de Monte Pascoal, no litoral da Bahia.
Ali aportaram as naus, e nesse sentido há a discussão se foi exatamente em Porto Seguro ou em Santa Cruz Cabrália (mais precisamente no ilhéu de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz de Cabrália) e ali fizeram contato com os tupiniquins, indígenas pacíficos.
No dia 26 de abril foi realizado oficialmente a primeira missa em solo Brasileiro por frei Henrique Soares, que pregou o sobre o Evangelho do dia. Batizaram a terra como Ilha de Vera Cruz e numa segunda missa Cabral tomou posse das terras em nome do rei de Portugal. No mesmo dia Cabral partiu com sua tropa para a Índia, cruzando novamente o Oceano Atlântico em direção a costa da Africa.
Esse foi o primeiro contato dos nativos brasileiros com os Europeus. E a primeira vez que houve uma chegada de Europeus em nosso pais. O que viria acontecer constantemente no decorrer de toda Historia Brasileira.