preciso das seguintes explicações para as seguintes épocas:
republica velha, era vargas e ditadura militar.
• Grau de participação politica;
• Capacidade de mobilização diante da interferência de empregados e do estado;
• As principais legislações obtidas a partir da mobilização do grupo social.
Respostas
• Era Nacional-Desenvolvimentista: a) Foi o período de maior mobilização das lideranças sindicais e partidárias que representavam o operariado industrial e os trabalhadores, até mesmo rurais. A participação política contou inclusive com os estudantes e a Igreja Católica. b) Empresários liberais e grandes proprietários rurais, juntamente com setores militares nacionalistas, contrários à política populista, reagiram negativamente à mobilização dos sindicatos, reprimindo as greves e manifestações, procurando conter os movimentos de demanda social. c) O movimento sindical mantinha-se mais voltado para o jogo político partidário, atrelando com isso o sindicato à política nacional-desenvolvimentista e afastando-se dos interesses imediatos dos trabalhadores que diziam respeito às suas condições de trabalho e de vida. Dessa maneira, reforçava as suas relações com o Estado populista e fortalecia a estrutura sindical corporativa; poucas mudanças foram feitas, exceto pelo Estatuto do Trabalhador Rural. • Ditadura Militar: a) No final da era militar, houve grande participação política e mobilização por parte do novo movimento sindical e do operariado dos setores mais modernos da indústria, especialmente em São Paulo, no final dos anos 1970. b) A mobilização foi duramente reprimida com o uso da força policial e a prisão das lideranças. A forte reação da sociedade civil, aliada à proposta do governo militar de uma “abertura lenta, gradual e segura”, favoreceu a formação de partidos e a fundação de centrais sindicais. c) Ocorreu, também, a unificação do sistema de previdência social com a inclusão dos trabalhadores rurais, autônomos e domésticos ao sistema.
- República Velha
A participação política era restrita à elite, especialmente os homens brancos. Os negros, mulheres e analfabetos não foram incluídos no sistema eleitoral. Não existiu grande capacidade de mobilização, somente a partir do Golpe de 1930, marco histórico do fim do regime. As políticas públicas eram feitas para beneficiar a própria elite.
- Era Vargas
Durante a Era Vargas, foram incluídos o direito de voto das mulheres e negros, além de outras conquistas de direitos sociais a partir da articulação dos setores da indústria. O estado de bem-estar social foi criado para manutenção do mercado de trabalho, excluindo parte da população.
- Ditadura Militar
A participação política foi anulada, sendo retomada somente com as Diretas Já, em 1985, e a Constituição de 1988, que são as principais contribuições desse período. Quanto à capacidade de interferência do Estado, o sistema de bem-estar foi estendido na tentativa de ampliar o desenvolvimento nacional.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/149410