Relacione as três concepções características do existencialismo apresentadas neste capitulo com aspectos do pensamento de Sartre?
Respostas
Resposta:
O fluxo filosófico do existencialismo surgiu em meados da década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial. O princípio básico é que as pessoas não podem definir um fato porque a existência humana não é limitada por dogmas e crenças estabelecidas. Porque os humanos existiam antes mesmo de sua existência, antes de sua essência aparecer, e eles não podem ser definidos por valores sociais e morais humanas.
São concepções desta corrente filosófica:
1 - A liberdade na existência do homem;
2 - A existência antes da essência;
3 - A irredutibilidade da existência humana.
Relacionando as concepções acima ao filósofo Jean-Paul Sartre, um dos mais importantes filósofos existencialistas, temos que:
1 - O homem nasce livre e morre livre, segundo o filósofo francês. Esta é, portanto, uma das maiores causas do sofrimento humano, uma vez que a liberdade combinada com a incerteza das coisas causa anseio e angústia constantes.
2 - O filósofo acredita que não nascemos dotados de uma essência, mas a sociedade com suas crenças e valores morais nos impôs uma essência. Portanto, tudo o que somos adquiridos através da existência.
3 - A irredutibilidade humana, por outro lado, refere-se ao fato de que, apesar da sociedade tentar moldar o homem, ele simplesmente é o que é, um ser absoluto em si mesmo.
Explicação: