Respostas
O som é feito de ondas sonoras que se propagam para todos os lados e em todas as direções, o que faz o som ser uma onda tridimensional, todo som é refletido, ele “quica” quando bate na parede ou em algo sólido, e a reflexão do som é chamada de eco, porem nem sempre esse eco é audível. Essas ondas só podem ser propagadas em um lugar onde existem moléculas, no caso o ar que respiramos é composto por moléculas, então conseguimos escutá las, essas ondas não se propagam no vácuo. Todos os sons são produzidos por vibrações, as vibrações são os movimentos de ida e volta de algo, nesse caso as ondas sonoras.
Existem dois tipos de ondas as ondas Transversais e as ondas longitudinais, em uma onda transversal as partículas se movem perpendicularmente à direção da onda. Em uma onda longitudinal as vibrações são paralelas à direção da onda. Ondas sonoras são ondas Longitudinais.
As vibrações das partículas produzem ondas. Existe uma coisa chamada Espectro Sonoro, o ouvido humano só é capaz de ouvir e captar um certo intervalo de frequências, o homem é capaz de ouvir de 16 hertz ( ondas por segundo) até 20.000 hertz.
Elas se propagam em diferentes velocidades de diferentes meios, por exemplo em um sólido as partículas estão próximas. A energia sonora é transmitida quando uma partícula bate na outra partícula, com as partículas tão próximas o som se propaga mais rápido. Já em um líquido as partículas estão um pouco mais afastadas do que as de um sólido, portanto, a energia sonora se propaga um pouco mais devagar em um líquido. Porém se olharmos as partículas de gás elas estarão mais afastadas, por isso as ondas sonoras se propagam ainda mais devagar.
Quando um som é grave ele é de baixa frequência, quando é agudo tem alta frequência. Tem também algo muito importante chamado Timbre, o timbre é a propriedade relacionada ao formato da onda produzida por algo, isso significa que cada objeto tem um formato de onda diferente no entanto produz um som diferente. Outra qualidade do som é a intensidade sonora, que é a quantidade de energia produzida pela onda, se a energia for alta o volume da onda fica alto, se faz pouca energia o volume fica baixo.